06 outubro 2010

Poesia no Estudo de Idiomas


Às vezes em certa lição de certo método de certo livro é pedido ao estudante que faça alguma coisa com uma poesia. A maioria torce o nariz, mas faz porque é parte do sistema.
Completar um poema semi-pronto não é grande problema, mas criar um poema esta fora do alcance da maioria por varias razões,principalmente porque a pessoa não entende poesia.
Um poema tem uma forma definida, tem rima,tem um ritmo próprio, características ausentes em um texto livre como este. Se por um lado eles parecem às vezes meio difíceis de fazer, os poemas podem incentivar a pesquisa de novas palavras e modos de dizer as coisas. Infelizmente este é o caso de uma insignificante minoria já que hoje em dia esta tudo na internet, com dizem por ai. Talvez haja mesmo tudo na internet, mas não há o seu progresso pessoal que só vem com seu esforço pessoal e para tanto não há formula mágica que de jeito.Se voce quer prender e progredir voce tem que estudar mesmo.

Há poemas de formato mais despojado em que a rima não é tão rígida e as regras de formatação do texto podem ser torcidas. São os poemas mais modernos que muitas vezes não tem aquela preocupação quase doentia com uma silaba a mais ou a menos.

Aqui esta um exemplo que funcionou bem gerando debates e criticas dentro do grupo de estudantes. Em inglês é claro.

Poem 1
                       
Two thousand cigarettes                                                                  
An eternity and a half of vigils
Blanker than snow
Tons of words
A hundred books we didn’t write
A hundred pyramids we didn’t build
Sweepings , dust , bitter
As the beginning of the world
Believe me when I say
It was beautiful 

( Miroslav Holub )


Poem 2

Loneliness is a telephone that never rings
Loneliness is a bird that never sings
Loneliness is cold sheets on a cold bed
Loneliness is Sunday moping in the park
Loneliness is .....................................

- Qual o significado do poema 1 em uma palavra?
- Complete o poema 2 com uma ate 5 palavras e recite-o para a classe.

Note que cada um vai interpretar o poema 1 de modo diferente. O poema 2 vai ser completado de modo também diferente por cada um. Isso é o que gera a diversidade de opiniões e inicia um debate- é claro que cabe ao professor(a) incentivar tal coisa,certo?

Alguns alunos gostam da atividade, outros ficam indiferentes e alguns até acham que “poesia é coisa de gay” – mostrando assim seu preconceito e sua imensa ignorância. Obviamente eles nunca ouviram falar dos Lusíadas, Fernando Pessoa, Castro Alves ou, para citar alguns mais modernos, Vinicius de Morais, Chico Buarque, Djavan. Se você discordar destes exemplos eu recomendo que leia as letras de musica compostas por eles. No meio de muita coisa vai surgir verdadeira poesia.

A poesia não precisa ser aquela coisa melosa, sentimentalóide, capaz de colocar você em depressão. Muitas vezes nem é preciso ter a forma de poesia,basta ter o espírito poético. Poesia deve trazer acima de tudo alegria, sentimentos positivos e motivadores de coisas boas, como amor e amizade, ou patriotismo como as letras de Hinos Nacionais.

Tanto em Português como em Inglês o uso de poesia exige critério e preparação dos estudantes. Se você simplesmente apresentar uma poesia sem aviso prévio, prepare-se para reações adversas. Ajuda muito começar com letras de musicas fazendo a interpretação dos significados.

Tenho usado poemas de vez em quando e até que funciona bem. Por outro lado jamais tive talento para escrever poemas, mas quando eu estava na Faculdade a professora de literatura nos impôs como parte significativa da nota bimestral, escrever um poema original.

Depois de pensar muito e gastar muitas folhas acabou saindo isto. Pode não ser excelente mas deu pra conseguir uma boa nota, alem do que eu descobri que com esforço é sempre possível conseguir resultados. Basta deixar de lado a preguiça mental e o comodismo. Aqui esta.


              Três Criaturas
Há três criaturas importantes em minha vida
Cada uma delas, de modo diferente, me é querida
Uma é companheira, outra herdeira
A terceira, embora não humana
Também mostra amizade verdadeira.

Elas estão sempre comigo
Em meu coração tem abrigo
Cada uma a seu modo
Me considera um amigo.

Quando estou triste elas me alegram
Quando estou feliz elas compartilham
Quando preciso, elas me apóiam
Quando mostro que elas me importam
Elas provam que me amam.

Três criaturas que são de minha vida
A força, o estimulo e a razão
A esposa, a filha e, porque não?
Meu cão.

Sigberto S Souza


E ai? Gostou? Sim? Otimo - Não? Então faça melhor...


siga o link abaixo para uma divertida poesia sobre a semana
http://www.steacher.pro.br/poemasemana.html



Um comentário:

  1. Ah Sig, assim não vale! Assim você pega no meu ponto fraco... Um "muito obrigada" do tamanho do mundo para você, mestre!

    ResponderExcluir