31 outubro 2010

Computadores e Educação

O Papel dos Computadores na Educação

“ Instrução em computadores” tornou-se uma palavra chave na definição de metas de escolas e professores. Como os computadores se tornaram mais importantes nas profissões e no trabalho muitos americanos assumiram que eles deveriam tornar-se igualmente importantes na sala de aula. A educação online revolucionou a industria da educação. Distancias físicas nada significam para a internet. É possível ler artigos escritos em outro pais como se estivessem dentro de seu computador.
Entretanto, educadores e pais estão agora encontrando dados perturbadores, que,no mínimo, lançam dúvidas sobre a assertiva que computadores tem um papel valioso na educação na escola primaria. O diretor executivo da Associação das Escolas Primarias de New York diz em um artigo no New York Times que “ talvez os computadores não sejam a salvação da escola” avisa ele, “ se os computadores fazem diferença ainda tem que ser comprovado”
O Atlantic Montlhy sumarizou as conclusões de estudo do ano letivo com a manchete “ A Ilusão do Computador”. Não há boa evidencia que a maioria dos usos de computador melhore significativamente o ensino e a  aprendizagem.As descobertas do Los Angeles Times: "Computadores em sala de aula permanecem mais promessa do que panacéia”

 Desapontamentos antigos

No fim dos anos 70 houve uma entusiástica corrida para colocar computadores em todas as salas de aula da Califórnia, com a noção que eles iriam resolver nossos problemas educacionais. No decorrer do tempo eles se tornaram apenas “flash cards” e “preenche os claros” muito caros. Uma grande verdade em educação é que crianças devem ser alfabetizadas antes que ele ou ela usem computadores. O melhor professor tem sido sempre uma pessoa e não uma maquina.

Desenvolvimento Cognitivo

Crianças não são adultos pequenos. Suas mentes, assim como seus corpos, passam por uma série de estágios de desenvolvimento bem orquestrados.
Pode haver serias conseqüências para o desenvolvimento intelectual e emocional de uma criança que for submetida à pressão, envolvendo computadores para acelerar na sala de aula.
A pesquisa nesta importante área ainda esta no começo. Na ausência de dados parece que o mais prudente é proceder cautelosamente.
Computadores facilitam o armazenamento e a apresentação de conteúdos.

 Conteúdos
.
Esta é a palavra. Ha inúmeros sites estúpidos e inúteis mas graças aos céus ha também os que tem conteúdo realmente educacional

A internet pode desempenhar um papel importante na educação, com um arsenal praticamente ilimitado de assuntos.
O único problema é selecionar os assuntos que possam realmente ajudar crianças a aprender e desenvolver suas mentes.

Uma vida sem computadores é quase inimaginável para muitas pessoas.
Saber usar essas maquinas fantásticas,hoje em dia,  é condição sine qua non para conseguir um bom trabalho.

A questão que permanece sem resposta é :
 “Ate que ponto, na vida e desenvolvimento de uma criança, um computador pode ser favorável ou desfavorável.
Parece que tudo é questão de bom senso.


Acima de tudo a criança deve ser ensinada que um computador é uma coisa para ser usada se, e quando, ela quiser. Nada de virar uma espécie de “escravinho” da maquina, certo?

Se você lê bem em inglês nos links abaixo há muitos artigos interessantes sobre desenvolvimento infantil, computadores na escola etc...


Nenhum comentário:

Postar um comentário