05 novembro 2010

A Internet é Boa ou Ruim?


Sou usuário da internet, é óbvio, tanto que estou aqui “postando” neste blog. Alem disso mantenho um site voltado ao ensino da língua inglesa.
Mas não é esse o ponto. O ponto é que muita gente ainda acha a internet perniciosa e má influencia para jovens e crianças. Talvez pensem assim porque a internet mostra tudo que há no mundo de bom e de ruim. Parece que algumas pessoas pensam que se você não olhar para a coisa ruim ela desaparece por mágica. È claro que isso não é possível. O certo é saber onde está a “coisa ruim” para poder combatê-la.
A internet é muito variada. Você pode achar sites de ciência, religião, literatura, educação moral, mas também acha sites de nazismo, pedofilia, preconceito e ódio, etc... É nisto que muitas pessoas se apegam para combater a internet. A mim parece um combate inútil, é como uma formiga tentando derrubar um elefante. Alem disso a internet (web para os íntimos) não é, em si mesma, boa nem ruim. É apenas um meio de comunicação e depende do que se coloca nele.
Compare com uma faca, por exemplo, que pode ser usada para preparar alimentos ou para matar alguém. Isso não faz da faca algo bom ou ruim, certo?

Tenho encontrado muita besteira, mas também verdadeiras preciosidades. Achei por exemplo a primeira gravação sonora da historia com a voz de Thomas Edison testando o gramofone que ele inventou. Daquela coisa primitiva saiu toda a imensa indústria musical que temos hoje. Se Edison tivesse ouvido os idiotas que diziam que ele perdia tempo com “brinquedos” essa indústria provavelmente não existiria.
Por outro lado tenho visto muita besteira. E ainda nem falei das “redes sociais” como Orkut, Facebook, Twitter e tudo o mais. Assim como todo o resto da web estes sites são apenas um reflexo da cultura da mediocridade que assola o país.

Calma ai, não joguem pedras ainda....
É claro que tem muita gente boa, inteligente e bem intencionada na web. Como tudo mais neste mundo é preciso haver os dois lados para preservar certo equilíbrio. Infelizmente parece que a gente de qualidade é minoria, como já era de se esperar, afinal este mundo não é nenhum jardim das maravilhas, né?
Não estou aqui para pregar moral. Não me sinto capacitado nem autorizado para isso. Apenas faço alguns comentários sobre esta coisa fantástica que é a internet. Só de pensar que digitando meia dúzia de palavras a gente acessa, por exemplo, o Museu do Louvre a partir da sala de casa, estamos fazendo algo além dos sonhos mais loucos de nossos avós. Não é mesmo sensacional?

Então o caso é este.
A web em si, assim como aquela faca que falamos há pouco, não é boa nem ruim. Tudo depende do uso que se faça dela. É mais ou menos o que se diz nos EUA a respeito de armas:
“Guns don’t kill people, people kill people” – ou seja – “Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas”
Por comparação:
 “A internet não é perniciosa, as pessoas são perniciosas (não todas graças aos céus)”
O que você acha disso?

2 comentários:

  1. O computador é um suporte e a internet é o meio pelo qual o conteúdo produzido nele se espalha. Mais ou menos como se o computador fosse o papel e a internet a banca de jornal ou o mocinho que entrega folhetos.
    Na verdade, isso já foi.
    Não cabe mais julgar a internet como boa/ruim, ela não é algo que se possa combater. A discussão adequada é: como utilizar a internet?
    A web 2.0 (essa das redes e mídias sociais) é outra realidade ainda maior e mais interessante do que essa web dos sites de pesquisa, porque ela envolve gente de verdade.
    O twitter, por exemplo, possibilitou que um usuário fizesse perguntas diretamente ao candidato durante a última campanha eleitoral.
    E sem falar em todas as outras possibilidades.
    Uma jornalista do portal R7, blogueira há 10 anos, disse uma das frases mais verdadeiras sobre a internet. Ela disse que a web é a nova mídia, como a TV foi uma nova mídia um dia, a diferença é que a tv, o rádio, os jornais são feitos pelos seus donos, por quem tem dinheiro. A web é nossa e a gente consome/produz o conteúdo que a gente julga interessante.
    O mundo virtual é uma realidade que ainda vai ser muito estudada e discutida por sociólogos, linguistas e, principalmente, por nós que o fazemos.
    Boa sorte nesse universo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Wellington. Concordo plenamente.Comentario muito equilibrado e coerente.

    ResponderExcluir