16 outubro 2010

Rui Barbosa Sempre Atual

Um blog deve ser antes de tudo um lugar democrático,embora virtual. Todos devem saber que "Virtual” tem uma conotação de fictício,falso. Parece que esta é a “realidade brasileira” há muitos anos. Você batalha,estuda,cria seus filhos para serem honestos e trabalhadores, acreditando que isso vai lhes garantir uma vida bem sucedida,né?
Lêdo engano.Basta ver na televisão,por exemplo, a “alta qualidade intelectual” de quem faz sucesso.
Veja que muitas vezes quem consegue o melhor cargo na empresa não é o mais preparado,mas sim aquele que conhece o cara certo no lugar certo, independente de ele ser competente ou não. Depois de colocado como marionete na posição de comando, o que o tal cara faz é “torrar a paciência” dos outros para conseguir resultados que ele não tem competência para gerar.É claro que isso não acontece sempre. Apenas em 90% dos casos(rsrsrsrs).
Desculpe... agora á sério.
O que estou querendo dizer? Apenas que temos de longo tempo uma “política social” corrupta, pra não falar de congresso, senado etc..etc... Não estou acusando ninguém. Apenas constatando o que esta nos jornais. A juventude esta claramente desmotivada para votar, e só vota porque isso é obrigatório.
Que vergonha! O eleitor deveria ser livre para escolher se quer votar, e quando votar. Talvez isso motivasse os políticos a mostrar mais serviço para serem re-eleitos,né?
Para você ver que certas coisas são perenes em nosso país, leia mais um pouco.
Este discurso de Rui Barbosa, transcrito a seguir, poderia ter sido escrito hoje, sem mudar uma palavra...
(Rui Barbosa deixou de ser senador em 1892 e faleceu em 1923.)




SINTO VERGONHA DE MIM

Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "eu" feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer...
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!

"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem- se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto"

                      Rui Barbosa

2 comentários:

  1. Concordo professor!!As palavras do "Águia de Haia" poderiam ter sido escritas em nosso século que estariam adequadamente enquadradas no contexto em que vivemos...infelizmente dois séculos se passaram e não tivemos mudanças...

    ResponderExcluir
  2. A coisa só realmente mudou, na França por exemplo, quando o povão saiu cortando cabeças.Sera que esse é o caminho?

    ResponderExcluir