28 janeiro 2012

Professor é importante?


Este post foi motivado por certa vivencia lecionando, por papos com colegas professores de todas as categorias, pela figura ao lado e pelo fato de eu estar nessa “tribo”.
Em nosso pais NUNCA mas NUNCA MESMO o ensino foi realmente valorizado. Escolas são apenas empresas comerciais voltadas ao faturamento. A preocupação com a cultura e a formação dos estudantes, quando existe, é motivada apenas pelas necessidades de mercado.
Existem as escolas publicas é claro, mas parece que estão la só para cumprir uma exigencia constitucional. Pena que a constituição não especifique que qualidade é mais importante que quantidade. Temos levas e levas de “estudantes” que são promovidos para a serie seguinte sem noção nenhuma de nada.
Por acaso é de admirar que a ignorancia campeie solta em nossa pátria? Falo não só da ignorancia pedagogica mas da ignorancia dos mais basicos principios de ética e educação. Sem falar que na disputa de vagas de emprego..... sem comentarios.
Li semana passada que esta dificil contratar pessoas que REALMENTE saibam ler e escrever. Muita gente “alfabetizada” não consegue entender as instruções de manuais de conduta, pelo simples fato de não conseguirem interpretar corretamente o que esta escrito. Ou seja, essas pessoas reconhecem os simbolos graficos mas não sabem realmente LER. São tambem chamados de analfabetos funcionais, ou algo assim.
Para ser professor voce tem que fazer faculdade, TCC,Pos, o diabo a quatro. Depois na hora de trabalhar voce tem que tentar ensinar molecada que não esta interessada, que falta a metade das aulas e quando comparece não participa, que ameaça a professora se não tirar notas boas.
O que voce espera que este pais se torne?
Uma Suiça? Uma Alemanha? Um Japão?
Nem nos seus sonhos mais loucos.
É preciso criar uma cultura de valorização do estudo e de quem ministra esse estudo.
Motivação não acontece com shows na escola nem com gritar palavras de ordem agitando bandeirinhas.
Motivação é dada com trabalho digno, decente e com salarios compativeis com o esforço empregado na formação profissional.

Professor tambem tem contas a pagar como qualquer um. Ou alguem pensa que e gente chega no supermercado com uma carteirinha de professor e nos dão comida de graça?
Bom... deixa eu parar por aqui antes que comece a dizer bobagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário