04 janeiro 2012

Superstições

Voce é supersticioso(a)?
Acredita em coisas que dão sorte ou azar?
Todo ano é a mesma coisa: pular 7 ondas, usar roupa branca, esconder uma moeda não sei onde, evitar gatos pretos ( o que me parece bobagem porque é apenas um gato) e outras modalidades que não me ocorrem agora.
Alguem já disse que superstição é produto da ignorancia, de não conhecer as leis naturais.
Eu diria que não é o tipo de ignorancia escolar ou academica. Tenho alunos que são medicos, advogados e engenheiros, sendo portanto pessoas instruidas mas que tem algum tipo de superstição. Talvez isso reflita a necessidade que temos de acreditar em algo além do cotidiano, algo mágico e maravilhoso capaz de evitar ou resolver problemas num passe de magica, tipo Harry Potter.
Uma aluna minha , que é psicologa, diz que muitas pessoas supersticiosas são tambem pessoas imaturas que ainda acreditam em contos de fadas.
Levar uma vida correta, trabalhando com afinco e seriedade, me parece uma bom meio de evitar problemas, o que nem sempre acontece. As leis de Murphy estão em vigor há muito tempo, né?
Nem tudo pode ser previsto ou controlado. Imprevistos acontecem.
Quando nos favorecem chamamos de “sorte”.
Quando nos prejudicam chamamos de “ azar”.
Em todo caso é melhor não facilitar para que coisas ruins aconteçam por que elas sempre acabam acontecendo.
Como dizia aquele espanhol; “Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay” – ou seja – “Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem.”
Não sei o que pensar....
O que voce acha disso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário