01 setembro 2011

Mudança de Profissão

Durante cerca de 28 ou 29 anos eu trabalhei como técnico em eletrônica em diversas empresas. Estudei no Colégio Oswaldo Cruz tendo me formado técnico em três anos, e não em dois meses como se faz agora. Isso me deu uma visão bastante ampla da eletrônica e suas aplicações permitindo-me trabalhar em varias empresas nacionais e multinacionais. Meu trabalho quase sempre foi em laboratórios de desenvolvimento de produtos e o que mais gostei foi quando trabalhei com guitarras, amplificadores e órgãos eletrônicos de três teclados, estes últimos muito complexos.
Por causa da eletrônica aprendi inglês e obtive o Certificado Cambridge da Cultura Inglesa há muito tempo.
Com o passar do tempo o trabalho de desenvolvimento foi diminuindo e hoje quase que não se desenvolve mais produtos no Brasil. Sai mais rápido e mais barato comprar pronto.
Comecei a dar aulas de inglês para principiantes pois na época eu já era fluente no idioma e mais ou menos aos 48/50 anos eu me tornei professor de profissão. Não foi fácil nem rápido. Fiz faculdade de Letras bilíngüe e estudei muito, sem mencionar o quase um ano que morei nos EUA participando de programas de intercambio na juventude.
Consegui me tornar um bom professor, modéstia ás favas, e tenho recebido alguns elogios de alunos e ex-alunos que continuam meus amigos. Hoje , com mais de 60 anos, encontro-me em plena atividade com a mente aguçada e percebendo muito mais do que demonstro.
Mas isso não é o mais importante. O que importa é que lá pelos 50 anos consegui mudar radicalmente de profissão e me sair bem numa idade em que os homens só pensam em se aposentar e passar o tempo pescando.
Detesto pescar. Acho que é matar sem necessidade e sem razão.
Agora que está para nascer uma neta tenho ainda mais razões para continuar estudando e mantendo a mente alerta. Quem sabe se daqui a 10 anos não estarei ensinando inglês a ela?
Esta é a maior beleza da vida. Sempre há algo mais para aprender, sempre há algum progresso mental ou espiritual a ser feito. A vida é infinita e as possibilidades ilimitadas. Cabe a nós aproveitá-las e progredir. Estudar é atividade sem fim.
Citando o site steacher : “Apesar da aparente facilidade da internet, se você não estudar você continuara ignorante”
É isso aí..
PS: se quiser conhecer um site de ingles feito por e para brasileiros visite
Steacher ingles descomplicado

3 comentários:

  1. Oi Sig, adorei sua reflexão de vida viu... Sabe que tbém estudei inglês por muito tempo, fiz um curso na escola FISK até o estágio avançado e no SENAC completei os 10 estágios, comecei uma facul de letras, mas tranquei por problemas de saúde, depois qdo voltei optei por fazer, secretária executiva bilingue, mas infelizmente por não usar o ingles no dia a dia a gente acaba perdendo um pouco, e já nao consigo mais manter uma conversação, trabalho como secretária, mas não sou bilingue, tbém já nao me sinto segura para exercer, uma pena... nunca saí do Brasil, mas um intercambio deve ajudar bastante né... Bem, nao estou estudando atualmente, preciso procura algo para me complementar, como diz seu texto, devemos continuar sempre.... bjos

    ResponderExcluir
  2. Dileto amigo, gostei muito da sua expressão "modéstia ás favas", irei usá-la.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    No mais, belíssima experiência, sinal de coragem e determinação.

    Também não gosto de pesca, e entendo que o homem é mais útil sendo útil do que sendo aposentado.

    É certo que se trata de um direito do qual luto para alguns clientes, que se trata de uma expectativa a qual muitos buscam, mas na realidade nem todos logram êxito neste desiderato.

    Melhor seguir e vivenciar esta sua experiência.

    Noto que não apenas na área de tecnologia, mas notamos que várias profissões enxugam o tempo de formação, e a tendência é compactar cada vez mais.

    Com isso, quem sofre é a sociedade, e os próprios profissionais, que se iludem, mas nada sabem...............


    Forte abraço e agradeço o convite para prazerosa leitura.

    Dr. Walter Tadeu Trindade Ferreira Junior
    Advogado - OAB/SP sob o n.º 282.407

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, um conselho que eu precisava ler. Obrigado

    ResponderExcluir