05 julho 2011

Dia da Pizza 10 de Julho

Você pode achar inacreditável, mas a pizza é muito mais velha do que você jamais sonhou. Quando falamos em pizza, lembramos daquele típico prato italiano, um tipo de pão coberto com deliciosos recheios e queijo.
O primeiro registro que se tem de uma pizza tem mais de 6.000 anos. A pizza é, na verdade, uma evolução do pão que se costumava fazer na antiga Israel e alguns paises árabes. Aquele pão achatado feito com farinha e água, tem sido popular por séculos.
Em 1889 um padeiro italiano, Don Raffaelo Espósito produzia e vendia um tipo especial de pão coberto com azeitonas , queijo e torresmo. Era uma comida típica de famílias pobres por ser muito barato. Em Nápoles era chamado “pizza” desde o começo. A fama de Espósito chegou até o rei Umberto I e a rainha Margherita que passavam o verão no castelo de Capodimonte. Eles fizeram vir Don Raffaelo para que lhes preparasse seu famoso pão na cozinha do castelo.
Don Raffaelo fez diversos tipos de pizzas e o que mais agradou à rainha foi uma que mostrava, através dos elementos usados na cobertura, as cores da bandeira Italiana, branco-verde-vermelho. Sendo um comerciante esperto, Don Raffaelo batizou aquela pizza de “A la Margherita” para homenagear a rainha. Foi um enorme sucesso na Itália e até hoje é consumida no mundo todo.
O Dia da Pizza é comemorado em São Paulo desde 1985 na data do encerramento de um concurso para eleger as Dez Melhores Receitas de Pizza do Estado em 10 de julho. Desde então é comemorado todos os anos nesse dia.
Os maiores consumidores de pizza são os estados Unidos, principalmente em New York, e Brasil principalmente em São Paulo. Ambas as cidades tem a maior quantidade de imigrantes italianos que trouxeram o costume da pizza. Em São Paulo existem cerca de 3.000 pizzarias.
Pizza é uma maravilha. Coma com prazer e como dizem na Itália
“Bonno Appetito”
Leia este texto em portugues e ingles em Steacher Dia da Pizza

2 comentários:

  1. A Pizza de fato faz parte de momentos inesquecíveis na vida de muitos.

    Aquela gigante onde acontece a celebre união dos amigos ou mesmo família. ''Humm''

    ResponderExcluir
  2. Nossssssaaa Sig, vc nao vai acreditar, mas eu já havia pensado várias vezes em fazer um post sobre "a pizza" de tanto de amo....rsrsrsrs... mas fiquei de pesquisar e acabou que vc fez primeiro...rsrsrsrsrs... Eu não sabia que 10 de julho se comemora o dia da pizza, que legal, e eu nem comi pizza este final de semana...rsrsrs... tanto que adoro, como adddooorrrooo... ai ai, e vou confessar que ler esse seu post me deu uma fome de pizza...rsrsrs... adorei!!!! bjo,

    ResponderExcluir