22 julho 2011

Treinamentos

Tudo neste mundo pode ser aprendido através do treinamento adequado.
Podemos aprender uma profissão,uma língua estrangeira, uma série de procedimentos profissionais ou comportamento social.
As pessoas ,ou entidades , que ministram um treinamento devem,ou pelo menos deveriam, ser profissionais da área. Por exemplo:
Sendo eu um professor há um bom tempo me julgo capacitado a dar treinamento para iniciantes, mas eu jamais poderia dar treinamentos sobre segurança patrimonial, combate a incêndios ou técnicas de venda, porque não tenho experiência nessas áreas.
Há aqueles que dizem que você não precisa trabalhar numa área para dar treinamento sobre ela. Basta dominar algumas técnicas necessárias. Ta bom. Pode até ser, mas se naquela palestra estiver presente um “macaco velho” no assunto ele vai notar que nem tudo que se diz é útil ou aplicável, porque as coisas nem sempre andam conforme o esperado, certo?
Como disse Shakespeare: ”Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia”
Ou seja, há mais fatores que influenciam o dia a dia do que é possível prever em um curso de treinamento.
Não estou menosprezando ou criticando cursos de treinamento. Eles são sempre úteis para sintetizar informações que de outro modo levaríamos anos para aprender.
Uma das coisas mais difíceis de transmitir são as técnicas de venda. Não que sejam misteriosas, mas acontece que nem todas as pessoas reagem da mesma forma a uma mesma argumentação. Os vendedores que o digam. Não adianta o palestrante fixar metas inatingíveis justamente por que reação diversa das pessoas, em certa media, neutraliza as técnicas de venda.
Aqui entra uma coisa muito difícil de treinar...O talento do vendedor.
Vender ,seja lá o que for é não só uma técnica mas também uma arte.O vendedor precisa desenvolver um sexto sentido para mudar sua argumentação baseado nas reações do possível futuro comprador.Isto se aprende com muito treinamento e muita prática.
É no combate do dia a dia que se complementa um treinamento.
O que isto tem a ver com ser professor? Tenho muitos alunos e não faço as aulas identicamente para todos. Procuro me adaptar ás necessidades de cada um e isso garante, ate certo ponto, a satisfação e o aprendizado do aluno.
É bom sempre lembrar que a escola e o professor fazem 50% do trabalho, mas se o estudante não fizer seus 50%, ou seja, estudar, a coisa não funciona. Certo?

Um comentário:

  1. Certíssimos, grande teacher! Como sempre, mais um texto claro, com bons argumentos e exemplos! Você tá show nesta arte de publicar! Grande beijo.

    PS. quanto ao comentário no Declarando, agradeço demais pelas palavras bonitas e pelo tapinha na cabeça no lugar do puxão de orelha! rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir