26 julho 2011

Falar é fácil....

Fazer é que são elas – já dizia o antigo ditado.Você já ouviu essa frase? Parece muito banal não é? – Mas envolve princípios diversos e complicados.
Você pode dizer algo como:”Telefone sem fio é simples, basta ter um sistema de transmissão sem fio” – fácil falar ,né?
mas você faz alguma idéia da tecnologia e das pesquisas que foram necessárias ate se chegar aos telefones celulares? Você tem alguma idéia do complicadíssimo sistema de antenas e transmissores que formam uma rede sobre a cidade?
Quem são os técnicos e engenheiros que tornaram isso possível?
Quem sustentou os investimentos de pesquisa?
Não se forma um técnico (daqueles “de verdade”) nem um engenheiro da noite para o dia.
O que estou tentando dizer é na verdade muito simples.Não devemos admirar o sujeito cheio de idéias mirabolantes que na maioria das vezes não passam de delírios de quem ignora o assunto.
Devemos admirar aquele que pega uma idéia e tem a competência de fazer as coisas funcionarem.

Foi muito fácil dizer:”Ate o fim da década colocaremos um homem na Lua” -(Pres., americano Kennedy em 1962).
Mas para fazê-lo foi necessário o esforço de centenas de técnicos e engenheiros e o investimento de bilhões de dólares. Sem mencionar o treinamento dos astronautas.
Percebeu? Antes de dizer que uma coisa é fácil procure se informar sobre as reais dificuldades de realizar tal tarefa. Lembre-se que:

Falar é fácil,fazer é que são elas.

2 comentários:

  1. Criar programa social que promete, em seu emblema, acabar com toda a miséria do Brasil e ENGANAR os mais humildes e pouco entendedores da complexidade da máquina é fácil. Difícil é explicar de onde veio um enriquecimento de 20x em 4 anos.

    ResponderExcluir