31 outubro 2010

Computadores e Educação

O Papel dos Computadores na Educação

“ Instrução em computadores” tornou-se uma palavra chave na definição de metas de escolas e professores. Como os computadores se tornaram mais importantes nas profissões e no trabalho muitos americanos assumiram que eles deveriam tornar-se igualmente importantes na sala de aula. A educação online revolucionou a industria da educação. Distancias físicas nada significam para a internet. É possível ler artigos escritos em outro pais como se estivessem dentro de seu computador.
Entretanto, educadores e pais estão agora encontrando dados perturbadores, que,no mínimo, lançam dúvidas sobre a assertiva que computadores tem um papel valioso na educação na escola primaria. O diretor executivo da Associação das Escolas Primarias de New York diz em um artigo no New York Times que “ talvez os computadores não sejam a salvação da escola” avisa ele, “ se os computadores fazem diferença ainda tem que ser comprovado”
O Atlantic Montlhy sumarizou as conclusões de estudo do ano letivo com a manchete “ A Ilusão do Computador”. Não há boa evidencia que a maioria dos usos de computador melhore significativamente o ensino e a  aprendizagem.As descobertas do Los Angeles Times: "Computadores em sala de aula permanecem mais promessa do que panacéia”

 Desapontamentos antigos

No fim dos anos 70 houve uma entusiástica corrida para colocar computadores em todas as salas de aula da Califórnia, com a noção que eles iriam resolver nossos problemas educacionais. No decorrer do tempo eles se tornaram apenas “flash cards” e “preenche os claros” muito caros. Uma grande verdade em educação é que crianças devem ser alfabetizadas antes que ele ou ela usem computadores. O melhor professor tem sido sempre uma pessoa e não uma maquina.

Desenvolvimento Cognitivo

Crianças não são adultos pequenos. Suas mentes, assim como seus corpos, passam por uma série de estágios de desenvolvimento bem orquestrados.
Pode haver serias conseqüências para o desenvolvimento intelectual e emocional de uma criança que for submetida à pressão, envolvendo computadores para acelerar na sala de aula.
A pesquisa nesta importante área ainda esta no começo. Na ausência de dados parece que o mais prudente é proceder cautelosamente.
Computadores facilitam o armazenamento e a apresentação de conteúdos.

 Conteúdos
.
Esta é a palavra. Ha inúmeros sites estúpidos e inúteis mas graças aos céus ha também os que tem conteúdo realmente educacional

A internet pode desempenhar um papel importante na educação, com um arsenal praticamente ilimitado de assuntos.
O único problema é selecionar os assuntos que possam realmente ajudar crianças a aprender e desenvolver suas mentes.

Uma vida sem computadores é quase inimaginável para muitas pessoas.
Saber usar essas maquinas fantásticas,hoje em dia,  é condição sine qua non para conseguir um bom trabalho.

A questão que permanece sem resposta é :
 “Ate que ponto, na vida e desenvolvimento de uma criança, um computador pode ser favorável ou desfavorável.
Parece que tudo é questão de bom senso.


Acima de tudo a criança deve ser ensinada que um computador é uma coisa para ser usada se, e quando, ela quiser. Nada de virar uma espécie de “escravinho” da maquina, certo?

Se você lê bem em inglês nos links abaixo há muitos artigos interessantes sobre desenvolvimento infantil, computadores na escola etc...


24 outubro 2010

Leis de Murphy

Acredito que muita gente ja ouviu falar das Leis de Murphy,mas geralmente achamos que é uma coisa antiga e que não faz mais sentido. Esse é um grande engano pois quanto mais a sociedade se torna complexa mais as Leis de Murphy atuam. Vamos ver como isso surgiu e como funciona hoje em dia.

Na década de 50 alguns testes sobre a tolerância humana á desaceleração em altas velocidades, falharam porque os sensores haviam sidos instalados incorretamente. O engenheiro e capitão Edward A. Murphy,que comandava a pesquisa, ficou muito zangado com o técnico que fez a montagem errada e após uma descompostura disse aquilo que ficou sendo a primeira Lei de Murphy : “Se houver um modo de fazer algo errado ele o fará”.

Depois disso, e observando como a natureza parece sempre favorecer o erro, milhares de variações da Lei de Murphy original foram surgindo.
As Leis de Murphy são vistas por muitos como apenas uma piada, mas outros, talvez baseados em experiências pessoais, as acham absolutamente perfeitas.
Veja alguns exemplos e julgue por si mesmo:

Lei de Murphy para ônibus:
” Se em uma certa parada de ônibus passam dez linhas diferentes não importa qual ônibus você esta esperando, o seu é sempre o ultimo que aparece “

Lei de Murphy das escolas infantis
“ Em sala de aula um “desastre” vai sempre acontecer no dia de visita do inspetor de rede “

Lei de Murphy para computadores pessoais:
“ Seu computador vai funcionar perfeitamente durante horas a fio, enquanto você estiver só brincando com ele. Mas quando precisar fazer algum trabalho sério ele vai “dar pau” a cada dez minutos “
Origem desta Lei:” Computadores foram criados para resolver problemas que nós não tínhamos antes de ter computadores!

Lei de Murphy para Vídeo K7(lembra dele?)
 “Você sempre terá uma fita em branco para gravação exceto no dia em que passar aquele programa imperdível que não vai se repetir nos próximos dez anos”.

Lei de Murphy para Correção de Lição de Casa
“A correção dos deveres dos alunos estará sempre em dia exceto quando o coordenador vier fazer uma verificação dos mesmos”

Lei de Murphy para guarda chuva:
 “Você sempre terá um guarda chuva fazendo peso inútil em sua pasta ou bolsa, menos no dia em que chover. Você o terá deixado em casa porque estava farto de carregar peso inútil”.

Que tal ? Não são mesmo Leis de aplicação pratica em nosso dia a dia?
Com um pouco de observação e senso de humor você poderá descobrir sua próprias Leis adaptadas a sua realidade.
Pratique.... observe.... aprenda e..  divirta-se!

16 outubro 2010

Rui Barbosa Sempre Atual

Um blog deve ser antes de tudo um lugar democrático,embora virtual. Todos devem saber que "Virtual” tem uma conotação de fictício,falso. Parece que esta é a “realidade brasileira” há muitos anos. Você batalha,estuda,cria seus filhos para serem honestos e trabalhadores, acreditando que isso vai lhes garantir uma vida bem sucedida,né?
Lêdo engano.Basta ver na televisão,por exemplo, a “alta qualidade intelectual” de quem faz sucesso.
Veja que muitas vezes quem consegue o melhor cargo na empresa não é o mais preparado,mas sim aquele que conhece o cara certo no lugar certo, independente de ele ser competente ou não. Depois de colocado como marionete na posição de comando, o que o tal cara faz é “torrar a paciência” dos outros para conseguir resultados que ele não tem competência para gerar.É claro que isso não acontece sempre. Apenas em 90% dos casos(rsrsrsrs).
Desculpe... agora á sério.
O que estou querendo dizer? Apenas que temos de longo tempo uma “política social” corrupta, pra não falar de congresso, senado etc..etc... Não estou acusando ninguém. Apenas constatando o que esta nos jornais. A juventude esta claramente desmotivada para votar, e só vota porque isso é obrigatório.
Que vergonha! O eleitor deveria ser livre para escolher se quer votar, e quando votar. Talvez isso motivasse os políticos a mostrar mais serviço para serem re-eleitos,né?
Para você ver que certas coisas são perenes em nosso país, leia mais um pouco.
Este discurso de Rui Barbosa, transcrito a seguir, poderia ter sido escrito hoje, sem mudar uma palavra...
(Rui Barbosa deixou de ser senador em 1892 e faleceu em 1923.)




SINTO VERGONHA DE MIM

Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "eu" feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer...
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!

"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem- se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto"

                      Rui Barbosa

06 outubro 2010

Poesia no Estudo de Idiomas


Às vezes em certa lição de certo método de certo livro é pedido ao estudante que faça alguma coisa com uma poesia. A maioria torce o nariz, mas faz porque é parte do sistema.
Completar um poema semi-pronto não é grande problema, mas criar um poema esta fora do alcance da maioria por varias razões,principalmente porque a pessoa não entende poesia.
Um poema tem uma forma definida, tem rima,tem um ritmo próprio, características ausentes em um texto livre como este. Se por um lado eles parecem às vezes meio difíceis de fazer, os poemas podem incentivar a pesquisa de novas palavras e modos de dizer as coisas. Infelizmente este é o caso de uma insignificante minoria já que hoje em dia esta tudo na internet, com dizem por ai. Talvez haja mesmo tudo na internet, mas não há o seu progresso pessoal que só vem com seu esforço pessoal e para tanto não há formula mágica que de jeito.Se voce quer prender e progredir voce tem que estudar mesmo.

Há poemas de formato mais despojado em que a rima não é tão rígida e as regras de formatação do texto podem ser torcidas. São os poemas mais modernos que muitas vezes não tem aquela preocupação quase doentia com uma silaba a mais ou a menos.

Aqui esta um exemplo que funcionou bem gerando debates e criticas dentro do grupo de estudantes. Em inglês é claro.

Poem 1
                       
Two thousand cigarettes                                                                  
An eternity and a half of vigils
Blanker than snow
Tons of words
A hundred books we didn’t write
A hundred pyramids we didn’t build
Sweepings , dust , bitter
As the beginning of the world
Believe me when I say
It was beautiful 

( Miroslav Holub )


Poem 2

Loneliness is a telephone that never rings
Loneliness is a bird that never sings
Loneliness is cold sheets on a cold bed
Loneliness is Sunday moping in the park
Loneliness is .....................................

- Qual o significado do poema 1 em uma palavra?
- Complete o poema 2 com uma ate 5 palavras e recite-o para a classe.

Note que cada um vai interpretar o poema 1 de modo diferente. O poema 2 vai ser completado de modo também diferente por cada um. Isso é o que gera a diversidade de opiniões e inicia um debate- é claro que cabe ao professor(a) incentivar tal coisa,certo?

Alguns alunos gostam da atividade, outros ficam indiferentes e alguns até acham que “poesia é coisa de gay” – mostrando assim seu preconceito e sua imensa ignorância. Obviamente eles nunca ouviram falar dos Lusíadas, Fernando Pessoa, Castro Alves ou, para citar alguns mais modernos, Vinicius de Morais, Chico Buarque, Djavan. Se você discordar destes exemplos eu recomendo que leia as letras de musica compostas por eles. No meio de muita coisa vai surgir verdadeira poesia.

A poesia não precisa ser aquela coisa melosa, sentimentalóide, capaz de colocar você em depressão. Muitas vezes nem é preciso ter a forma de poesia,basta ter o espírito poético. Poesia deve trazer acima de tudo alegria, sentimentos positivos e motivadores de coisas boas, como amor e amizade, ou patriotismo como as letras de Hinos Nacionais.

Tanto em Português como em Inglês o uso de poesia exige critério e preparação dos estudantes. Se você simplesmente apresentar uma poesia sem aviso prévio, prepare-se para reações adversas. Ajuda muito começar com letras de musicas fazendo a interpretação dos significados.

Tenho usado poemas de vez em quando e até que funciona bem. Por outro lado jamais tive talento para escrever poemas, mas quando eu estava na Faculdade a professora de literatura nos impôs como parte significativa da nota bimestral, escrever um poema original.

Depois de pensar muito e gastar muitas folhas acabou saindo isto. Pode não ser excelente mas deu pra conseguir uma boa nota, alem do que eu descobri que com esforço é sempre possível conseguir resultados. Basta deixar de lado a preguiça mental e o comodismo. Aqui esta.


              Três Criaturas
Há três criaturas importantes em minha vida
Cada uma delas, de modo diferente, me é querida
Uma é companheira, outra herdeira
A terceira, embora não humana
Também mostra amizade verdadeira.

Elas estão sempre comigo
Em meu coração tem abrigo
Cada uma a seu modo
Me considera um amigo.

Quando estou triste elas me alegram
Quando estou feliz elas compartilham
Quando preciso, elas me apóiam
Quando mostro que elas me importam
Elas provam que me amam.

Três criaturas que são de minha vida
A força, o estimulo e a razão
A esposa, a filha e, porque não?
Meu cão.

Sigberto S Souza


E ai? Gostou? Sim? Otimo - Não? Então faça melhor...


siga o link abaixo para uma divertida poesia sobre a semana
http://www.steacher.pro.br/poemasemana.html