31 julho 2013

Dia dos Pais



O Dia dos Pais como conhecemos hoje tem cerca de cem anos. Graças a Sonora Louise Smart Dodd de Washington, temos um dia especial para homenagear nosso pai.
 Muitos estudiosos acreditam que o Dia dos Pais é muito mais antigo do que pensamos. Pode ser rastreado até as ruínas da Babilônia onde um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem de Dia dos Pais em um tablete feito de argila cerca de 4000 anos atrás.
Modernamente o Dia dos Pais começou nos EUA e espalhou-se pelo mundo todo. Em 1909 Sonora Louise ouviu um sermão sobre o Dia das Mães e teve a idéia de criar um dia especial para homenagear os pais. Ela recebeu muita afeição e amor de seu pai que era um veterano da Guerra Civil. A mãe de  Sonora morreu prematuramente e o pai tomou conta dela e mais cinco irmãos com muito amor e cuidados.
Ms Dodd começou uma campanha para a celebração do Dia dos Pais nos estados Unidos e teve o apoio  da Associação Ministerial de Spokane e da Associação Cristã de Moços (ACM) (em ingles YMCA  =Young Men Christian Association)
O primeiro Dia dos Pais foi celebrado em 19 de junho de 1909 e , apesar de certa hesitação inicial, a idéia cresceu e hoje é celebrada no país todo.

Há outras possíveis origens para o Dia dos Pais.
- alguns acreditam que o primeiro foi celebrado em West Virginia em 1908.
- o presidente do Lion's Club de Chicago celebrou o primeiro Dia dos Pais em 1915, no terceiro domingo de junho.
Em países onde a igreja católica tem grande influencia o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março dia de São José.
No Brasil nós celebramos o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto.

Honre seu Pai. Ele é geralmente o homem mais importante na sua vida.


Leia este texto em Ingles se quiser

Um comentário:

  1. Ótimo, fiquei sabendo de mais uma curiosidade.
    O pai é referência para os filhos, tanto os filhos homens como as filhas mulheres. É estranho e inaceitável quando os casais se separam e o pai é empurrado para fora... Muitas mães tentam impedir que seus filhos convivam com o pai após a separação, seja por raiva, frustração ou pelo seu 'ex' ter outra companheira. Resultado?
    Filhos com uma cabeça aleijada! Total egoísmo.

    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir