10 julho 2013

Amor e Amizade

Qual a semelhança, ou a diferença, entre amor e amizade? Difícil definir?
Talvez por serem coisas interligadas e semelhantes, às vezes é difícil ver a diferença.
Quando se tem um amigo de verdade, alguém que compartilha nosso modo de ver as coisas da vida, ou que pensa como nós, dizemos amar esse amigo ou amiga.
Amizade não deixa de ser uma forma de amor. Aliás existem muitas formas de amor. Veja só:
O amor de um pai, ou uma mãe, pelos filhos.
O amor dos filhos pelos pais.
O amor entre irmãos, ou entre amigos.
O amor que seu cãozinho tem por você ou você por ele.
O amor é riquíssimo em suas infinitas formas enquanto o ódio só tem uma forma: a de destruir outras criaturas.
Porque se contentar com o mísero ódio quando podemos ter a riqueza do amor?

Note que não falamos de sexo. É que sexo e amor são coisas distintas. Segundo o psiquiatra e analista Paulo Gaudêncio, amor tem a ver com sentir-se bem na companhia do outro e com aconchego, e sexo tem a ver com agressividade.
Tenho alguns amigos e amigas. Somos amigos como irmãos. Os grandes mestres como Jesus, Buda, Maomé, e outros, sempre falaram do amor sem misturá-lo ao sexo. Eles sabiam que são coisas diferentes.

Entre marido e esposa o amor é fundamental para garantir um relacionamento duradouro. Sexo faz parte do casamento, mas se esse casamento for baseado só em sexo ele não passa de uma forma de acasalamento como existe entre animais.
Hoje em dia valoriza-se demais o sexo. As pessoas parecem obcecadas por sexo.
Sexo é muito legal, é gostoso, é algo que aproxima os casais, mas, se o sexo que dura digamos 15 ou 30 minutos for a base de uma união, o que ambos fazem o resto do tempo? Discutem? Brigam? Fazem a vida um do outro um inferno? Vale a pena aturar isso?

Montanhas de papel e rios de tinta já foram gastos escrevendo sobre sexo. Os analistas ganham rios de dinheiro tratando distúrbios sexuais. Mas nenhum deles ganha dinheiro tratando distúrbios de amor verdadeiro, pelo fato que estes não existirem. O amor não causa distúrbios, ele aproxima as criaturas e promove o respeito e a união.
Eu amo minha esposa, minha filha, meus amigos e meu cachorrinho, cada um e cada uma com um tipo diferente de amor.
Nada é mais claro e simples mas, muita gente é incapaz de entender isso.
Uma pena......

2 comentários:

  1. Mas que texto bem pensado e bem escrito, Sig!
    Não tenho nada a acrescentar, só dar parabéns dez vezes. Concordo com tudo! E mesmo se eu quisesse acrescentar, estragaria. Está completo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vindo de voce,que eu considero uma grande blogueira, o elogio vale mil vazes mais. Parabens pra nóis,né?

    ResponderExcluir