22 julho 2012

Arrogancia e Humildade


Duas características nem sempre fáceis de perceber nas pessoas. Muitas pessoas se acham donas da verdade e não admitem ser contraditas. São pessoas que chegaram á “verdade final”, na opinião delas é claro. Isto é arrogância. Quando dizem algo a alguém o fazem de modo prepotente e se forem contrariadas batem o pé como crianças mimadas. Pobres criaturas. Elas não aprendem nem progridem por sua própria culpa, mas culpam o mundo por não “entende-las”.
Há pessoas, no entanto, que apesar de saberem muito estão sempre atentas para aprender coisas novas. Muitas vezes o mais simples dos homens pode fazer uma pergunta que o mais esperto não consegue responder. Estamos falando de alguém honesto e não de espertinhos que falam qualquer bobagem só para não ficar sem dar uma resposta.
Quando não sabem a resposta essa pessoas vão em busca da informação desse modo aprendendo sempre um pouco mais. Estes são os humildes.
Acho que já disse isto em outro post, mas não custa repetir: “Não se deve confundir ser  humilde com ser otário”.
Grandes mestres como Moises, Buda, Jesus,  ou ainda, a maioria dos grandes homens da historia, como Oswaldo Cruz , Leonardo da Vinci e muitos outros que não me ocorrem agora, deixaram exemplos de dedicação, trabalho estudo mas nunca de arrogância, certo? E que conste da historia nenhum deles foi “otário”.
Mas voltando ao inicio.
Quando você é arrogante você só consegue o desprezo e a indiferença das pessoas. Se você tem um cargo de comando é bom lembrar que seu cargo comanda outros cargos, o que é bem diferente de um homem comandar outros homens, certo? Em minhas andanças por empresas, como professor, tenho conversado com muita gente e notei que de modo geral os funcionários odeiam um supervisor arrogante mas suportam o f.d.p.  porque precisam do emprego. É claro que assim que tiverem uma oportunidade esses funcionários cairão fora de empresa.

Quando você é humilde e apesar de saber muito consegue reconhecer que sempre há algo a aprender, você aos poucos conquista o respeito das pessoas que vêem em você um líder amigável, embora firme quando necessário. As pessoas respeitam você de verdade.

O que você quer ser? Arrogante ou humilde?
A escolha é sua e a responsabilidade também.
Seja feliz!

Um comentário:

  1. Sig!
    Esse texto é um primor! O arrogante não é só prepotente e opressor, é também presunçoso.
    Pesquisei os sinônimos de presunçoso e encontrei muitos: vaidoso, altivo, amaneirado, arrogante, entufado, fátuo, imodesto, jactancioso, orgulhoso, pedante, presumido, pretensioso, soberbo e ufano... Note que ‘vaidoso’ é o primeirão a lista. A vaidade desacerbada de alguns é que os levam a julgarem-se melhores que os outros. Julgam-se melhores em tudo, mais inteligentes, mais espertos, superiores... Eu acrescentaria nessa lista: inseguros e solitários, por que no fundo é isso que eles são.

    Vc citou Jesus Cristo, o maior homem que já viveu e andou pelo mundo na qualidade de filho do Deus Altíssimo! Dono de uma sabedoria inigualável, ele foi tão importante que mudou até o calendário... E, no entanto, foi humilde ao ponto de lavar os pés dos apóstolos como exemplo a ser deixado. Jesus não fez distinção entre os homens, pregou aos ricos e jactanciosos fariseus, e literalmente misturou-se aos pobres e leprosos. Dirigiu a palavra a uma samaritana, coisa que era inaceitável pelos judeus... Pois é amigo, não aprendemos nada!

    Grande abraço!
    sg

    ResponderExcluir