18 abril 2012

Ética


Ética é uma série de comportamentos adotados para tornar possível viver em grupos ou sociedades.
Ética tem a ver com moral, filosofia e religião mas, nem sempre com esta ultima.
A ética pode variar com os costumes dos povos. Para um japonês é difícil entender certos comportamentos ocidentais vistos como não éticos no Japão. Por outro lado alguns costumes japoneses não são facilmente entendidos por nós.
Entretanto há alguns princípios universais como: dizer a verdade, manter a palavra, não trapacear, não roubar, não matar etc...
Para muitas pessoa o comportamento ético é natural. Para outras é impossível. Algumas pessoas são éticas ou não dependendo das circunstancias (são os políticos e advogados , dizem certos “humoristas”).
Quando você vive uma vida ética sua vida corre mais limpa e mais fácil. Não é difícil ser ético. Basta praticar um pouco. Se sua vida é guiada por princípios éticos sólidos seu caminho é mais suave.

Mas não criemos ilusões. É cada vez mais difícil ser ético no mundo atual. Muitos corruptos,assassinos e ladrões ficam impunes. As pessoas ainda estão jogando o jogo de tentar levar vantagem a qualquer preço. Politicos roubam milhões e ninguem devolve o produto do roubo nem fica na cadeia.
O melhor é deixar essa face podre da sociedade de lado e levar uma vida pautada na ética. Pode levar um bom tempo mas você acabara sendo conhecido como pessoa de moral elevada e as pessoas confiarão em você.
Alem disso é maravilhoso deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz. Não é?

4 comentários:

  1. Sig, fico pensando nesses pais novatos com filhos pequenos, como eles irão inculcar valores nas mentes dos filhos com tantos maus exemplos rolando por aí???... Parece que está ficando cada vez pior, preocupo-me bastante com meu neto e mais um que está a caminho. Se já foi difícil educar os meus filhos para que eles se transformassem em pessoas de bem que são hoje, isso há mais de 30 anos, imagine atualmente...

    Bela reflexão!

    Grande abraço!
    Suei Gallacci

    ResponderExcluir
  2. Olá Sig, gostei muito da sua resposta no blog minhalapaminhavida
    Sou a Vivi e uma das postadoras de texto desse blog e tb. gostei muito do seu.Afinal é bom encontrar pessoas que promovem educação, ética ,cidadania e tão bom que penso que precisamos sempre estar em sintonia e apoiar uns aos outros. Assim passaremos a significar mais ainda no rebú que andam as coisas pela nossa vida e cidade. bj.PARABÉNS E ATÉ MANDE SEMPRE INFOS EEU TB. O FAREI!CLARO SE VC. CONCORDAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ha porque discordar minha cara. Compartilhar e espalhar conceitos de cidadania sempre ajuda a contrabalançar a estupidez reinante

      Excluir
  3. Olá, Sig, acho que a honestidade é a mãe das virtudes. Ser o espertalhão - como é muito usado aqui - só leva à grandes dissabores. Jogar sempre 'limpo' jamais trará consequências desastrosas, a verdade sempre aparecerá.

    Grande Abraço.
    Tais

    ResponderExcluir