07 maio 2012

Dia das Mães

Historia do Dia das Mães
Texto obtido no site STEACHER (veja link no fim do texto)

Contrariamente à crença popular o Dia das Mães não é um costume moderno. Os primeiros tributos às mães são de um festival grego dedicado a Rhea, a mãe de muitas deidades, e as oferendas que os antigos Romanos faziam á sua grande mãe dos deuses, Cybele.
O Cristãos celebram este dia no quarto domingo da quaresma em homenagem a Maria, mãe de Jesus. Na Inglaterra este feriado foi expandido para incluir todas as mães e foi chamado “Mothering Sunday” (Domingo Materno).

Nos USA, o Dia das Mães começou há cerca de 150 anos,quando Anna Jarvis organizou um dia para conscientização das pobres condições de saúde de sua comunidade, uma causa que ela acreditava seria mais bem defendida pelas mães. Ela o chamou de “Dia do Trabalho das Mães”.
Em 1905 quando Anna Jarvis morreu, sua filha, também chamada Anna, começou uma campanha para lembrar a vida e o trabalho da mãe dela. As historias dizem que a jovem Anna relembrou uma lição dada por sua mãe na escola dominical em que ela disse:” Eu espero e rezo para que alguém, algum dia, ira criar um Dia das Mães. Há muitos dias para os homens, mas nenhum para as mães.”

Anna começou a pressionar empresários e políticos, incluindo os presidentes Taft e Roosevelt, para apoiarem sua campanha pela criação de um dia especial para homenagear as mães. Em um dos primeiros serviços organizados para celebrar a memória de sua mãe em 1908, Anna distribuiu cravos brancos, a flor favorita da mãe dela. Cinco anos depois, a Câmara dos Deputados adotou uma resolução mandando que todos os oficiais do governo federal usassem cravos brancos no dia das mães. Em 1914 o trabalho de Anna foi recompensado quando Woodrow Wilson assinou um comunicado reconhecendo o Dia das Mães como feriado nacional.

A principio, as pessoas observavam o Dia das Mães indo à igreja, escrevendo cartas para suas mães,e eventualmente enviando cartões, presentes e flores. Com o aumento da atividade associada ao Dia das Mães Anna Jarvis ficou muito aborrecida. Ela acreditava que os sentimentos daquele dia estavam sendo sacrificados à ambição e ao lucro. Em 1923 ela levou ao tribunal um pedido para parar um festival do dia das mães e chegou a ser presa por perturbação da paz numa convenção em que se vendiam cravos brancos. Antes de sua morte em 1948, Jarvis teria confessado seu arrependimento em ter iniciado a tradição do Dia das Mães.

Apesar de tudo isso, o Dia das Mães floresceu nos Estados Unidos. De fato, o segundo domingo de Maio tornou-se o mais popular dia do ano para jantar fora, e as linhas telefônicas ficam abarrotadas de chamadas de filhos e filhas ás suas mães, quando todos tentam demonstrar seu apreço a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário