10 janeiro 2011

Conselhos Seculares

Inicio de ano é tempo de dar, receber ou ouvir conselhos dos mais experientes que podem ajudar-nos a encarar melhor os possiveis problemas do ano que se inicia. Fiz uma coleta de alguns dos conselhos mais populares e resolvi coloca-los aqui para servir de fonte de consulta. Talvez um ou mais deles seja aquilo que precisavamos ouvir. A linguagem usada ás vezes parece meio estranha, mas leia ate o fim e voce entenderá.
- Não discuta com o tagarela. Não jogue lenha na fogueira.
- Não emprestes nada a alguem mais poderoso do que tu: o que lhe emprestares considera-o perdido.
- Na prosperidade até o inimigo é amigo, mas na necessidade até o amigo se afasta.
- Ama teu amigo e une-te a ele com lealdade, se porem revelares seus segredos é inutil ires atras dele.
- Não te aconselhes com quem te arma ciladas, e dos que te invejam esconde teus planos.


Reconheceu o tipo de linguagem usado? Pois é. Esses conselhos foram tirados da Bíblia no Velho Testamento. Já faz um bom tempo, mas, alguns deles poderiam ter sido escritos hoje, não é?
Parece que a natureza humana nunca muda, o que muda são os costumes e as leis civis.
Onde estou querendo chegar com isto? Muito simples. Apesar de toda nossa brilhante tecnologia ainda somos pessoas dotadas das mesmas virtudes e defeitos de nossos antepassados mais distantes. Eu diria mais defeitos do que virtudes.
Acha que estou sendo pessimista?
Olhe em volta, preste atenção ao noticiario no radio ou na TV.
Como voce classifica uma mãe que abandona ou mata o filho recem nascido?
Como justificar um pai que mata o proprio filho para se vingar da mãe?
Como perdoar um homem famoso e rico que mata, ou manda matar, a namorada “inconveniente”?
Esses casos e muitos outros estão na midia desde dezembro passado, lembra?
O que noto mesmo é que a midia adora desgraças. Não se ve noticia das coisas boas e positivas que acontecem por este Brasil imenso, e elas acontecem todos os dias.
Crianças abandonadas adotadas por boas familias, homens riquissimos que usam parte de sua riqueza para ajudar comunidades carentes, medicos que vão ao sertão abandonado pelas autoridades clinicar de graça duas vezes por mes.
O que é? Voce nunca ouviu falar dessas coisas? É claro que não!
Isso não dá audiencia. O que agrada ao populacho é a desgraça alheia. Parece que ver o outro na pior situação possivel de algum modo funciona como uma “compensação” para que tem uma vidinha miseravel e sem sentido.
Note que não é necessariamente uma vida pobre materialmente. É uma vida pobre espiritualmente, uma vida sem etica, sem amor, sem sentido enfim...
Bem.. o caso é o seguinte. Vamos procurar levar nossas vidas da forma mais reta, honesta e ética que pudermos. O reconhecimento de nossa virtude demora, mas vem infalivelmente, É um tipo de Lei Natural. A Lei de Ação e Reação.

Um ultimo conselho (se me permitem o atrevimento) Lembre-se que:
“O plantio é livre, mas a colheita é obrigatoria”

Nenhum comentário:

Postar um comentário