03 setembro 2010

V A I D A D E

VAIDADE

A vaidade é tida por Dante Alighieri como um dos pecados capitais.Aquele que leva sua alma para o inferno após sua morte. Mas acho que quem é extremamente vaidoso, ou vaidosa, já vive um inferno na Terra.
A vaidade extrema faz a criatura sofrer por achar que nunca é bonita o bastante, ou nunca é rica o bastante, ou nunca é ouvida o bastante, ou nunca seja lá o que for o bastante. Isso é extremamente desgastante emocionalmente falando.
A vaidade, no entanto, tem um lado positivo. É ela que nos move a tentar sempre novas conquistas tanto físicas como intelectuais, e aqui entramos num terreno que é verdadeira armadilha para nós professores. Temos que estudar constantemente, pois para dar aulas a alguém temos que necessariamente saber mais que esse alguém. Porem muitos de nós nos deixamos embalar pela vaidade e ficamos exibindo conhecimento desnecessariamente. Não se justifica um professor de alunos de livro 1 ficar dando exemplos complicados de uso de gramática, por exemplo. Temos, isso sim, que nos adaptar ao nível do aluno e lentamente trazê-lo até um nível mais avançado. Com cuidado e determinação sempre acaba dando certo.
A vaidade, eu acho, é como qualquer outra característica humana. Pode ser usado para o bem ou para o mal, assim como uma faca pode ser usada para passar manteiga no pão ou para cortar a garganta de alguém,certo?
Para terminar com uma pitada de humor vou citar uma frase de um humorista, que infelizmente não lembro o nome:
“Antigamente eu era muito pretensioso. Agora eu me curei disso e portanto agora eu sou perfeito”.
É bonito isso?

3 comentários:

  1. Ah, bem que eu estava sentindo que um post seu sobre o tema vaidade seria ótimo...

    O que comecinho do seu texto me remeteu àquela citação de Wallis Simpson: uma mulher nunca é suficientemente magra nem suficientemente rica.

    Concordo super com seu exemplo de professores de inglês. Nao adianta nada dar exemplos avançados se a reação do aluno será apenas fazer aquela cara de quem comeu e não gostou e dar aquele sorriso amarelo. Não é verdade?

    Adorei o post. Vou divulgar o blog por aí, as pessoas precisam ler seus textos, teacher.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a citação de Simpson,mas valeu!Gostaria de ler algo seu sobre Vaidade...deve ser bem melhor qoe o meu,aposto!

    ResponderExcluir
  3. Ouvi essa frase dela naquela minissérie "Maysa", da Rede Globo.

    Algo meu sobre vaidade? Hum... Deixe-me pensar, então, e farei um texto dedicado á você.

    Beijão!

    ResponderExcluir