02 março 2018

Educação Social


Educação Social

Certa vez presenciei em uma reunião da escola em que minha filha fazia o segundo grau uma cena esclarecedora. Uma das mães presentes reclamou com o diretor do mau desempenho do filho, não por coincidencia o maior pestinha da escola, dizendo que afinal ela pagava para a escola educar o filho dela. O diretor imediatamente respondeu que a escola é paga para dar cultura mas educação social  e cidadania devem começar em casa.

A Educação Social é, e será sempre, responsabilidade dos pais (e mães). Pegar aquele “bichinho” e transforma-lo num  ser humano decente, trabalhador, estudioso e respeitoso em relação aos outros e a si mesmo, é em minha opinião um dos trabalhos mais complexos e mais belos que se pode ter. Só que é “trabalho”,quer dizer, ás vezes é incomodo, às vezes exige que se abra mão de certos privilégios para obter resultados, às vezes é meio doloroso, às vezes é meio difícil mesmo. Mas se formos bem sucedidos criaremos um ser humano normal e não um(a) idiota que entre em depressão porque não pode ter o celular da moda. Sou pai e sei do que estou falando.
Vamos parar de “ter” e começar ‘ “ser”. É claro que não vamos negar aos filhos alguns “gadgets” que estejam ao nosso alcance, Mas nem só de bugigangas vive a personalidade humana. É preciso também amor e participação de pai e mãe na criação dos filhos.

 Hoje, após muito trabalho, minha filha esta casada, tem curso superior, fala duas línguas estrangeiras e tem um marido que foi aceito por nós como um segundo filho.
Muitos vão dizer que tive sorte. É, talvez um pouco. Mas sorte não tem nada a ver com dedicação nem com trabalho. As pessoas precisam parar de acreditar em amuletos, tratamentos milagrosos, horóscopos, adivinhos, ledores de sorte, livros esotéricos etc..etc.. lembre-se que todos eles estão de olho na sua carteira e não no seu bem estar.
Alguém já disse muito apropriadamente que: “Não existem castigos nem premiações na natureza. Só existem conseqüências” –
Ou esta outra : “O plantio é livre , mas a colheita é obrigatória”

Se você tem filhos tome em suas mãos a Educação Social deles, afinal, você é o (a) único (a) responsável pela criatura. Tentar jogar essa responsabilidade para outros pode até funcionar momentaneamente mas no final das contas seus erros e omissões sempre voltarão para você de varias formas, nem todas agradáveis,né?
Cuide de seus filhos, afinal a responsabilidade é só sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário