24 outubro 2017

Moderno Imperio Romano

Alguém disse uma vez que Os Estados Unidos são o moderno Império Romano e que New York é a Roma moderna.
Olhando bem a gente vê que ele tinha razão. O Império Romano atacava e conquistava um país com seu poderoso exercito, considerado na época o mais poderoso do mundo, e impunha sua cultura, sua língua, sua economia, seus impostos e seus deuses. Tudo bem se o povo conquistado quisesse continuar com os próprios deuses, mas eles deveriam sempre pagar tributo a Roma.
Os Estados Unidos não invadem o território alheio, pelo menos não comumente, mas conseguem impor seus costumes, sua língua, seu comercio e sua cultura a praticamente todo o mundo.
Até mesmo naquele lugarejo perdido nas montanhas asiáticas onde alguém usa calça jeans e ouve rock a cultura americana esta presente, certo?
Como professor de inglês eu não deveria dizer isto, mas acho que aprender a língua deles deve ser visto sempre apenas como uma coisa utilitária. Jamais devemos querer imitar os americanos no modo de viver. Isso seria patético. Ainda mais porque nosso país não é igual ao deles, nosso nível de vida, de saúde publica, de disponibilidade de educação escolar etc. não se comparam nem de longe.

Atualmente os EUA não fazem guerra contra o mundo todo. Isso seria caro demais (mentalidade comercial americana). É mais rentável, comercialmente falando, impor sua cultura e seus produtos.
De modo que  tinham razão ao fazer aquela afirmação inicial.
Pare e pense. Roma era a cidade mais rica do mundo e hoje New York é a cidade mais rica do mundo, certo?
Ou estou enganado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário