Apos 38 anos como jornalista e 18
anos como micro empresário, acho que posso dizer que conheço razoavelmente a
natureza humana. A falta desse conhecimento, há anos atrás, foi fonte de
prejuízo que eu teria evitado prestando mais atenção ao caráter das pessoas e
não ao seu puxa-saquismo.
Tive por alguns anos uma micro empresa prestadora de
serviços nas áreas gráfica e fotográfica.. Tínhamos, é claro, um setor de
vendas que tentava captar clientes através de entrevistas e contatos via
telefone e internet. Contávamos com alguma propaganda para divulgar nossa
empresa.
As vendas não iam muito bem por
diversos fatores principalmente porque a população empobreceu de modo
assustador nos últimos 30 anos, e muitos de nós não percebemos isso.
Aconteceu que um dia dei uma
carona para um vendedor que ia na mesma direção que eu. Procurei conversar e
especular um pouco sobre a situação das vendas fracas. Quase de imediato ele
passou a dizer que os vendedores davam o sangue pela empresa mas que seus
esforços eram inutilizados pelo encarregado geral que não resolvia nada. Fiquei
muito contrariado pois o tal encarregado sempre me parecera pessoa
absolutamente integra e confiável. Estaria ele agora depois de tanto tempo
traindo minha confiança?
Comecei a pressionar o encarregado
que realmente não sabia de coisas que me foram ditas pelo vendedor. Tempos
depois, quando já era meio tarde, descobri que o vendedor mentira
descaradamente. O encarregado foi ficando aborrecido pela pressão constante e
pela sabotagem disfarçada de que éramos vitimas e, um dia se demitiu e foi
trabalhar em lugar “mais saudável”. Com isso perdi um excelente funcionário.
Aquele tipo de pessoa capaz e confiável. Sabe como é? O tipo de sujeito com
quem você pode deixar a chave de sua casa e viajar sossegado. Honestidade e
retidão de caráter muitas vezes são invisíveis. O homem integro geralmente não
suspeita de inferioridade nos outros. Ele procura sempre ver o lado positivo
das pessoas. Não sei se hoje em dia alguém seria tão ingênuo assim. Alias é
melhor que não seja ou vai ser rapidamente eliminado pela rede de intrigas e
incompetência que campeia no mercado de trabalho.
Parece que em vez de estudar para
se melhorar as pessoas hoje tratam de mentir descaradamente para derrubar
aqueles que são melhores que eles. A inveja, se usada de modo positivo, faz que
a pessoa se esforce, estude e lute para ser melhor que os outros. Mas quantas
pessoas você vê hoje em dia que fazem isso, quando é muito mais fácil falar mal
e difamar os outros.?
Minhas conclusões:
• quem fala mal dos outros sempre
tem como objetivo esconder a própria incompetência.
• jamais se deve confiar em
“puxa-sacos”. Hoje eles traem o colega amanhã eles traem você.
• conheça as pessoas pelo seu
caráter, seus princípios éticos. A competência no trabalho pode ser treinada
mas a retidão de caráter é de nascimento.
• quando estiver em duvida sobre
algum funcionário,promova uma reunião com ele e seu acusador. Você vai ver que
99 vezes em 100 aquele que mente e deturpa os fatos é o que mais esbraveja e se
diz ofendido.
Eis o que aprendi em minha longa
vida de trabalho. Aprenda de mim e aproveite melhor sua vida e seu trabalho.
A. B.M. Jr.
Jornalista e empresário (
tentando sempre entender melhor o ser humano)
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