31 janeiro 2014

Aprender Inglês




O que é aprender Inglês?
É decorar centenas de palavras e frases?
Saber manejar as palavras com facilidade e desenvoltura?
Conseguir escrever textos e relatórios adequados?
Sim! É tudo isso e mais alguma coisa. É saber, principalmente, se comunicar com clareza a facilidade.
Isso leva tempo e exige estudo e dedicação que nem todos querem, ou podem, fazer.
Daí o surgimento de cursinhos meio milagrosos. Já vi anúncios de cursos que prometem fazer de você um falante nativo (sem exagero) em apenas um mês, sem grandes estudos de sua parte, e o que é melhor... você estuda nos States (maior status, né?).
Fuja disso! Dominar um idioma estrangeiro em um mês? Nem morando lá. Dizem eles que você nem precisa estudar. Você aprende meio que por osmose.
Temos relato de alunos que foram num desses cursos relâmpago e veja que curioso. La eles tiveram que estudar no mesmo livro que usamos aqui em aulas regulares. Livros da editora MacMilam/Heinemann e Oxford University, para citar os dois mais populares.
Então, sendo assim, por que ir ate lá? Porque lá tem professores nativos, vão dizer. É... realmente tem mesmo, mas essa native speaker não fala a língua do estudante e para se fazer entender em algum ponto obscuro é uma verdadeira luta. No final o estudante finge que entendeu e carrega aquela duvida por muito tempo.
Não somos contra cursos no exterior, nem pense isso!
O que dizemos é que se você já se comunica razoavelmente em inglês e quer se aperfeiçoar vá sem medo, pois nisso eles são ótimos.
Então você vai reparar que usar as estruturas e vocabulário corretamente não é a parte mais difícil. O mais difícil é o bate papo mesmo que informal, pois isso exige muito bom domínio do idioma em termos de “speaking” e “listening” .
Se você já pensou em fazer cursos no exterior, certifique-se antes que você consegue se comunicar razoavelmente bem, ou você vai jogar tempo e dinheiro fora.
Existem no Brasil ótimos cursos que colocam você em condições de dar esse passo à frente. Não indico nenhum porque não sou pago pra isso. (e por isso mesmo tenho a liberdade de falar o que penso).
Estude! Treine bastante! Aplique-se! A vantagem é sua!
Ninguém aprende por mágica, tem é que estudar mesmo!
Usando de uma piadinha popular “Enquanto você brinca no vídeo game tem um japonês estudando, que mais tarde vai conseguir aquele trabalho que você queria....”

Nenhum comentário:

Postar um comentário