27 novembro 2012

Ser Civilizado é...



Ser civilizado vai muito alem de morar em cidades, ter computadores e celular no bolso.
Ser civilizado é, acima de tudo, saber viver em paz com seus vizinhos e semelhantes. Muitas pessoas ainda não estão prontas para viver em sociedade. Elas são egoístas e não tem educação.
Infelizmente há pouco tempo encontrei duas dessas pessoas. O caso é:
Fui ao teatro e eu sabia que era uma daquelas peças que você tem que prestar atenção desde o inicio. Então sentei la quietinho tentando ouvir cada palavra. Mas bem atrás de mim havia um casal jovem falando o tempo todo. Tentei fazer sinais dando e entender que ficassem quietos. A peça continuava rolando solta. Depois de alguns minutos , muito irritado , murmurei em tom de ameaça. “Com todo esse barulho não consigo entender nada” – o rapaz muito desaforadamente replicou – “A conversa é particular, não é da sua conta”     
Faltou um mínimo para eu pular na garganta dele, mas mudei de lugar irado. Eu queria matar aquele FDP. Se ele tivesse me seguido talvez eu o tivesse feito.
Minha reação, no entanto, fez-me pensar um bocado.
Percebi que não sou tão civilizado como eu pensava. E quanto à gente como eles? Estão prontos para viver em sociedade? Fiquei me conhecendo um pouco melhor.
Um antigo filósofo grego disse “Conhece-te a ti mesmo” ´- Ele estava certo, afinal é deste modo que aprendemos e nos aperfeiçoamos como pessoas.
Pessoas Civilizadas de preferência porque – citando Gloria Kalil:
“Só é chique quem é civilizado”

2 comentários:

  1. É, mas esses tipinhos é o que mais existe dentro de um teatro, cinema...
    E mais um de Gloria Kalil:
    Ser chique é ser simples. Simples, não simplório!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. agora sei o que e ser civilizada obrigada

    ResponderExcluir