12 novembro 2012

A Palavra do Especialista



Toda vez que preciso me colocar sob a avaliação de algum “especialista” fico com a pulga atrás da orelha (expressão antiga...), ou seja, fico pensando se a pessoa que vai me avaliar segue critérios técnicos ou apenas vai dar sua opinião pessoal. Os critérios técnicos não me preocupam porque, modéstia as favas, sou um teacher muito bem preparado para encarar qualquer teste.
Já perdi chance de trabalho porque a pessoa que me entrevistou não “foi com a minha cara”... ora bolas isso la é critério para contratar ou deixar de contratar alguém? Vejamos algumas mancadas homéricas de especialistas:

Há 30 anos: um episódio que os gaúchos nunca engoliram!
Em 5 de Novembro de 1982 saiu a notícia, no Jornal Zero Hora de Porto Alegre, de que a Academia Brasileira de Letras recusou, pela terceira vez, o gaúcho Mario Quintana como membro da Instituição. Por quatro votos, o poeta foi preterido em favor do escritor e jornalista Carlos Castelo Branco. O desapontamento se traduziu nas palavras. Quintana ratificou o respeito aos acadêmicos, mas frisou que não iria mais concorrer à vaga.
“ Não guardo mágoa, mas não sou palhaço”.
Estava coberto de razão!!
Do Blog da Tais Luso

Mais um exemplo:
La por 1960 quatro rapazes ingleses se apresentaram para um empresário musical britânico que disse a eles para desistir porque eles não tinham talento musical. Os nome dos rapazes John Lennon, Paul Mcartney, George Harrison e Ringo Starr. Parecem nomes  familiares ? Pois é.. os Beatles.

Um exemplo mais próximo a nós:
Em dezembro de 2006 o clipe da Galinha Pintadinha foi postado no youtube para uma apresentação em uma reunião de uma emissora de TV . O projeto não foi aprovado e ficou esquecido. Alguns meses depois a criançada e os pais descobriram o clip no Youtube e de la  pra ca, lhe eram quase meio milhão de visualizações. Hoje,com o aval de uma produtora criada para a marca, a Galinha Pintadinha é o maior fenômeno da internet no Brasil. Já foram vendidos mais de 400.000 DVDs e os vídeos já foram vistos na web mais de 200 milhões de vezes. Nada mau para um projeto descartado, não?
Da Revista Lupo Magazine.

Sem menosprezar os especialistas, os de verdade quero dizer, é sempre ruim se colocar sob a avaliação de pessoas que afinal são como nós, tem seus gostos e desgostos , simpatias e antipatias,mas com uma importante diferença.
O especialista de verdade julga segundo critérios técnicos, sem levar em conta uma antipatia pessoal enquanto que os outros....

4 comentários:

  1. Assino embaixo! Quem tem segurança, se banca!
    Ótimo seu texto, Sig, sempre pensei assim. O que muitos gostam é de puxar o tapete; o 'saber', dá inveja, incomoda!

    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  2. A Oprah também passou por isso... E todos nós passamos!
    Eu não sabia sobre essa história do Quintana, olha que é meu poeta preferido (mas eu nunca sei mesmo sobre a vida dos autores e cantores de que gosto, até porque sempre tive medo de que o conhecimento da biografia influenciasse a minha intepretação das obras), mas fiquei muito fuuuula com ela! Essa Academia de Letras é uma porcaria!

    ResponderExcluir
  3. A Oprah também passou por isso... E todos nós passamos!
    Eu não sabia sobre essa história do Quintana, olha que é meu poeta preferido (mas eu nunca sei mesmo sobre a vida dos autores e cantores de que gosto, até porque sempre tive medo de que o conhecimento da biografia influenciasse a minha intepretação das obras), mas fiquei muito fuuuula com ela! Essa Academia de Letras é uma porcaria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por tal discriminação em minha vida de professor e acredito que a maioria de nós ja teve que encarar tais idiotices.....

      Excluir