02 dezembro 2010

Cobranças Insanas


Ser cobrado em termos de resultado é normal e comum em qualquer empresa do mundo, afinal a empresa nos paga para que trabalhemos e façamos tudo funcionar a contento.
Como tudo o mais neste mundo,no entanto, é preciso distinguir o limite entre cobrança normal e insanidade. Cobrança normal é a empresa exigir do empregado que seja assíduo ao trabalho, que faça sempre o melhor possível, que coloque em pratica o que foi aprendido em treinamentos, que atenda os clientes da melhor forma possível e que consiga um equilíbrio entre os interesses do cliente e os da empresa.
Parece muito? Se você acha isso é porque você nunca trabalhou, viu?
Pouco importa o tamanho da empresa, os princípios são sempre os mesmos.

O que podemos chamar de cobrança insana, é aquela que é feita por chefes ou diretores que perderam o senso de realidade e que exigem resultados inatingíveis. Quando se trata de vender alguma coisa, por exemplo, a cobrança tende a ser ilimitada. A equipe de vendas é pressionada a vender cada vez mais e geralmente consegue bater meta atrás de meta.
Mas muitas vezes a situação parece que foge do controle.Tento convivido com muita gente ligada a vendas em meus anos de professor em empresas e a historia é sempre a mesma. Os vendedores vendem cada vez mais e como se diz “abrem novos campos a serem explorados”. O pessoal “da o sangue e se mata” e consegue bater todas as metas, só para descobrir logo depois que a fabrica não consegue produzir com a velocidade necessária para atender a demanda sempre crescente.
Parece bobagem? Parece mentira? Mas infelizmente é a realidade vivida por muitas pessoas de vendas. Gente que põe em risco sua credibilidade profissional e seu sustento familiar, por causa de falhas que estão fora de seu controle mas pelas quais serão responsabilizados.

Um diretor de indústria jamais vai admitir que o fracasso foi devido á sua falta de visão e planejamento. Ele vai sempre culpar a equipe de trabalho, que afinal estava apenas seguindo ordens. O presidente ou diretor raramente perde o emprego. O que eles fazem é dispensar aquele “bando de incompetentes” que sustentaram a empresa durante 20 anos da maneira mais ingrata do mundo, e contratar gente mais jovem, mais motivada, mais ambiciosa e principalmente mais inconsciente da armadilha em que estão se metendo.
É claro que isso não ocorre em todas as empresas, mas que é em boa parte delas, lá isso é.

Você já viveu, ou conhece alguém que viveu situação semelhante?
Se ate hoje você não passou por algo parecido foi pura sorte. Hoje mais do que nunca, parece que prevalece a cultura do descartável, inclusive com pessoas.

Então é mais ou menos assim. Cobrar resultados é normal e até saudável. Isso mantém o pessoal esperto e motivado. O que estraga é que os verdadeiros responsáveis por um eventual fracasso raramente são responsabilizados.
Eu sei que alguns podem ler isto  e se sentirem ofendidos, mas não estou citando ninguém explicitamente. Agora, se o chapéu lhe serviu, meu amigo, coloque-o na cabeça e não reclame.
Ora bolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário