16 maio 2017

O animal Escritor

Desde a invenção da escrita, por volta de 9000 anos atrás, o homem tem se comunicado por esse meio com as mais diversas finalidades.
A princípio a escrita era usada prioritariamente, para controle de estoques, importação e exportação de mercadorias e outras finalidades comerciais. Quem começou esse tipo de escrita contábil, segundo consta, foram os antigos Sumérios.
Na antiguidade toda a escrita tinha uma função principalmente administrativa, mas já existiam também enormes bibliotecas com obras de arte como poemas, epopeias, contos e lendas, perpetuando a cultura e folclore dos povos antigos. Existiu uma biblioteca famosa em todo o mundo na cidade de Alexandria que foi totalmente destruída por causa de guerras, ignorância, preconceitos e invasões de bárbaros. Foi uma perda enorme pois consta que havia milhares de livros naquele lugar, que desapareceram para sempre.
No entanto a Cultura tem vida própria e se um livro desaparece, aparecem outros no seu lugar. Os homens estão sempre registrando seus pensamentos e crenças em livros, talvez até hoje o meio mais efetivo de preservá-los para o futuro.
Ao longo dos séculos a escrita tem sido insubstituível como meio de comunicação. Muitos podem discordar desta afirmação, por falta de uma observação mais apurada.
Dirão que hoje em dia o rádio, a televisão e a internet substituíram a escrita. Mas na verdade estes modernos meios de comunicação ainda usam, a escrita como apoio. Os programas de rádio e televisão são feitos baseados em um roteiro elaborado por uma equipe de produção, que é naturalmente um texto escrito.
A própria internet é toda apoiada em textos escritos, assim como a comunicação entre pessoas via internet é feita em sua imensa maioria por escrito.
É claro que no decorrer do tempo, dos costumes e com novos meios de comunicação, que os mais moderninhos chamam de “mídia”, a forma de escrever mudou muito, mas se os conteúdos e palavreados mudaram, permanece sempre o uso de mensagens escritas perpetuando um uso que começou há milhares de anos. E não há perspectiva de substituição por outra coisa. O ser humano é, basicamente, um “animal falador e escritor” por necessidade e vocação histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário