03 agosto 2016

Autoridade e otoridade

Não veja em "otoridade" nenhum tipo de pouco caso com algum sotaque regional.

Vamos diferenciar as duas formas.
 “Otoridade” além de ser uma corruptela lingüística de “Autoridade”, é também o nome que se da ás pessoas que não tem autoridade legitima. Como assim? Veja:
Anos atrás (bastantes por sinal) eu trabalhava como técnico em eletrônica no laboratório de desenvolvimento de produto de uma grande empresa. É claro que havia um engenheiro liderando a equipe de seis técnicos. Ele era o tipo de chefe que passava a tarefa de montar e fazer funcionar um circuito dentro de certos parâmetros, fixando um prazo para término.
Ele não ficava cobrando resultados todos os dias mas no penúltimo dia do prazo, logo pela manhã, ele vinha ver como iam indo as coisas.
Se o resultado não fosse o esperado ele analisava os circuitos, conferia as anotações, e após alguns cálculos e tentativas encontrava a solução e nos ensinava como fazer.
Nem preciso dizer que nós, os técnicos, tínhamos por ele o maior respeito, e era comum dizermos coisas como:” Se ele disse que dá pra fazer, é porque dá pra fazer”,
Ele era o que estou chamando de Autoridade(com maiúscula) enquanto muitos outros eram otoridade (com minúscula)
Quem tem “otoridade” é aquele que não sabe nada sobre o trabalho da equipe que segue suas ordens. Isso costuma acontecer quando dois departamentos se unem e passam a obedecer a um só chefe. Este vai administar do modo que esta acostumado e não entende que não da para apressar o desenvolvimento de um equipamento ameaçando a equipe que o produz. Há uma serie de testes que levam certo tempo e que se não forem feitos com critério vão ser causa de grandes dores de cabeça na hora da produção do equipamento.
E você? Tem um chefe que é Autoridade ou otoridade?
A Autoridade quando imposta a partir de alguém sem preparo acaba virando otoridade,certo?


PS: excetua-se o caso dos militares que tem uma hierarquia rígida e pré determinada em função do cargo. E´uma discussão que não cabe aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário