14 junho 2016

Somos Civilizados?



Somos civilizados?

Ser civilizado é muito mais do eu morar em cidades, ter computador em casa ou celulares no bolso. Ser civilizado é, acima de tudo, saber viver em paz com seus vizinhos e semelhantes. Muitas pessoas ainda não estão prontas para viver em sociedade. Elas são egoístas e não tem educação.
Infelizmente a poucos dias eu encontrei algumas dessas pessoas. O caso é o seguinte:
Fui ao teatro e eu sabia que era uma dessas peças que você tem que prestar muita atenção aos diálogos para entender o contexto. Sentei em meu lugar muito quieto e prestando atenção.
Pessoas civilizadas costumam respeitar peças teatrais porque os atores e atrizes estão bem na sua frente e qualquer ruído pode perturbar os artistas.
Mas atrás de mim estava um jovem casal falando o tempo todo e fazendo barulho. Tentei faze-los se calar com gestos pedindo silencio, mas depois de alguns minutos fiquei muito irritado e disse a eles:
Não posso ouvir os atores com o barulho que vocês fazem.
O jovem respondeu de maneira rude:
Não é de sua conta. Isto é uma conversa particular.
Eu mudei de assento para evitar um confronto porque minha vontade era matar aquele filho da @#@$#@.
Minha reação me fez perceber que não sou tão civilizado como eu pensava ser.
E gente como eles? Estão civilizados para viver em sociedade? E quanto a mim?
Acho que todos ainda temos um longo caminho a percorrer e muito o que aprender.
Quer saber? Ser civilizado é muito mais que desfrutar de tecnologia de ponta. É controlar nossos impulsos e fazer crescer nosso lado bom. Parece que a natureza humana não melhorou muito nos últimos 2500 anos.
Se você pensar no mundo do trabalho, certamente encontrará  muitos exemplos de mau comportamento, abuso de poder e injustiças praticadas por lideres e políticos contra outras pessoas.
Talvez você já tenha pensado em matar alguém ou pelo menos colocar uma pedra no caminho sempre que possível. Agir impulsivamente, além dos óbvios problemas comportamentais, pode lhe dar uma doença como ulceras ou um belo ataque cardíaco. Talvez tal pessoa morra por isso ou fique incapacitado para o trabalho.
De repente você se pega pensando: “Dane-se aquele %%$#@#. Ele não presta mesmo”
Então você perceberá que não é melhor que ele. Você apenas esta em uma posição diferente, não acha?
Seja feliz!
E civilizado se puder.

Um comentário:

  1. Não, não somos civilizados! E coisas semelhantes acontecem no cinema, nos restaurantes quando pais soltam os filhos para abagunçarem a vida dos que estão almoçando, num museu... em todos os lugares, até em igrejas. Somos uma civilização informatizada, o que piora a educação!
    Abraços, Sig!

    ResponderExcluir