06 março 2016

Ócio Criativo

Ócio Criativo
O sociólogo italiano Domenico Di Masi ,propõe que se use momentos ociosos para buscar soluções ou criar procedimentos e métodos para melhorar nosso trabalho.Veja bem! Não se trata de criar infindáveis regras e burocracias, mas sim de encontrar soluções em momentos mais “relax”, já que a pressão do dia a dia nos impede de pensar livremente, e eliminar tanto quanto possível a burrocracia (é com dois “RR” mesmo).
Conta ele  que em empresas onde prestou serviços de consultoria, foi possível eliminar entre 40% e 60% dos formulários e procedimentos redundantes. Gastar metade do tempo elaborando relatórios que ninguém lê é, no mínimo, desmotivante para qualquer um.
Os softwares de administração ajudam muito nessa desburocratização do trabalho, desde que usados corretamente.

Não vamos fazer como aquele gerente que depois do fechamento anual de contas mandou picotar e jogar fora todos os relatórios desnecessários, mas só por via das duvidas antes  ele tirou copia de tudo e arquivou. O tempo gasto processando centenas de copias inúteis poderia ter sido gasto enxugando procedimentos e tornando a empresa mais ágil, coisa fundamental nos tempos atuais.O que tem tudo isso a ver conosco, simples mortais? Podemos “desburocratizar” nossa vida,por exemplo, guardando em nosso computador ou arquivo só aquele documento realmente importante. É bobagem armazenar em nosso HD,ou em nossa vida diária, dezenas de coisas. Basta saber onde encontrar essas coisas se precisarmos delas,certo? Já apaguei cerca de 180 arquivos de meu PC e ganhei um monte de espaço para coisas realmente relevantes. Fiz isso em fins de semana, quando fiquei em casa tranquilamente. Estou terminado de fazer a faxina digital na hora em que posto este texto. E você? Já pensou nisso? Já usou seu tempo ocioso para melhorar suas coisas e sua vida? Faça isso em seus momentos de ócio. Seja criativo(a)



Um comentário:

  1. Olá, Sig, mas que ótimo texto! Limpo os emails todos os dias. E as pastas de vez em quando. Lógico que preciso limpar as pastas, andei já eliminado muita coisa. Mas nosso pc é como uma cômoda cheia de gavetas, a gente vai enchendo, guardando e isso tumultua muito. Falta pouco para chegar onde quero, e esse seu texto me motivou a terminar essa tarefa logo!
    O espaço do blog das crônicas está sempre aberto. O Das Artes, reabrirei mais tarde, pois como pedem muita coisa, muita matéria e não tenho tempo de atender, suspendi por um tempo.

    Grande abraço, amigo, apareça sempre.

    ResponderExcluir