22 julho 2014

A Poesia dos Goliardos



Conversando com amigos, alguém disse que a humanidade só progrediu em tecnologia, mas que na Moral estamos 1000 anos atrasados.
Este poema da Idade Média parece comprovar isso. Existe tambem uma versão musical chamada Carmina Burana.

"Quando é o ouro que impera
o direito degenera,
ao indigente é negado
o direito comprovado;
para o rico não falta juiz
a vender-se por pratas vis;
para o rico, o juiz bonzinho
sempre dá algum jeitinho;
quando é o ouro que pleiteia,
a sentença nunca é feia.
 
Quando o ouro é quem manda,
a justiça enfraquece,
toda causa que desanda
vitoriosa aparece,
o pobre perde seu direito
quando o ouro faz o pleito;
seu processo já naufragou
se ao juiz nada pagou;
a justa causa se declina
só por falta de propina."

Parece atual não é? No entanto este texto tem vários séculos de existência.
Parece mesmo que a natureza humana nunca muda.
Mais informação sobre os Goliardos que eram uma espécie de rebeldes da Idade Media

19 julho 2014

Musica de Cinema




Cresci no meio de musica. Meu pai e meus tios eram grandes apreciadores de musica de vários gêneros. As festas lá em casa quando eu era garoto, eram animadas por eles nos violões ,e mais meu avô no bandolim. Cantoria a noite toda. Era muito bom.
O que me ficou daquela época foi amor pela musica de vários estilos. Gosto do mesmo modo da musica de Tom Jobim, dos Beatles, de Beethoven, de Chopin, de Chico Buarque, de Caetano Veloso e outros desse calibre. Não gosto do lixo musical que estão enfiando goela abaixo do publico hoje em dia.
Entendam bem... não sou radicalmente contra funk, hip hop ou sertanejo, pois em todos os gêneros existe a boa musica e a musica ruim.
Tentem me imaginar na década de 60 com os cabelos nos ombros e tocando bateria em banda de Rock. Meio difícil, né?
Da pra ver que minha formação musical foi realmente eclética, se posso chamar assim. Por isso gosto de Musica de Boa Qualidade em qualquer gênero.
Mas falando de musica de cinema, tenho visto vários e vários filmes que usam Clássicos como trilha sonora. Alguns no original, outros com arranjos modernos, o que fica muito bom também. Afinal estamos no século 21.
Assisti outro dia a um filme já meio antigo e percebi que o tema sonoro é um clássico composto por Rachmaninoff. Este é um bom exemplo do uso de musica clássica em trilha sonora, que foi sabiamente escolhida pelos produtores por captar o clima meio melancólico do filme.
Ouça e aprecie, afinal talvez voce tambem tenha visto o filme, que apesar de não fazer meu genero predileto, valeu pela ideia do argumento e pela musica.

02 julho 2014

Esforço inutil




Li em um dos livro da Wizard uma frase muito boa.Era assim:
“Don’t try to teach a pig how to sing,it may frustrate you and annoy the pig” – ou seja –
 “Não tente ensinar um porco a cantar, pode frustrar você e aborrecer o porco”.

Não se deve desistir diante de qualquer dificuldade, mas deve-se ter o bom senso de ver quando uma coisa é impossível e adotar outras atitudes para realizar o que realmente pode ser feito, mesmo que seja difícil, certo?
Tenho visto pessoas, algumas amigas minhas, ficarem desesperadas e arruinarem a saúde tentando atingir resultados inatingíveis. Os vendedores de ilusão, também chamados especialistas em motivação, ganham dinheiro criando na mente das pessoas ilusões de grandeza inexistente.
Talvez eu seja lógico demais, ou talvez já tenha sido enganado vezes demais para me deixar levar por papo furado de “especialistas”.
Se coloco para mim a meta de ser fluente em uma língua estrangeira dentro de um ano, tenho uma meta difícil mas perfeitamente realizável. Se proponho a mesma meta para um mês tenho uma meta impossível e com certeza vou me frustrar no processo.
Já desisti a um bom tempo de “ensinar porcos a cantar” – ou seja – tentar atingir o inatingível, e isso melhorou muito minha vida pessoal e profissional. Coloquei metas factíveis e tenho atingido todas elas com muito estudo,trabalho e dedicação. O que não pode é ter preguiça, né?

E você que esta ai lendo? Tem tentado ensinar porcos a cantar?
Não faça mais isso! Eles nunca vão conseguir.