17 junho 2014

Martin Luther King

Este discurso, que ficou famoso, parece de algum modo estranhamente atual apesar da idade. Martin Luther King foi um  pastor Batista, premio Nobel da Paz em 1964.Leia o discurso e analise o que foi dito á luz dos acontecimentos sociais de hoje.
Texto tirado do discurso feito por Martin Luther King nos degraus do Lincoln Memorial em Washington DC, em 28 de agosto de 1963.
 

Digo a vocês hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no Sonho Americano. Eu tenho um sonho que uma dia esta nação vai se levantar a viver o verdadeiro significado deste credo: “Mantemos estas verdades para serem auto evidentes: que todos os homens são criados iguais". Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos serão capazes de se sentar juntos em uma mesa de irmandade. Eu tenho um sonho de que um dia o estado de Mississipi, um estado deserto sufocando com a injustiça e a opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que nossas crianças viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje. Tenho um sonho que um dia o estado de Alabama, onde os lábios do governador estão gotejando com palavras de interposição e nulificação, serão transformados em uma situação onde pequenos meninos e meninas pretos serão capazes de juntar as mãos com pequenos meninos e meninas brancos e andar juntos como irmãos e irmãs. Eu tenho um sonho hoje. Tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, toda colina e montanha serão diminuídas, os locais ásperos serão tornados lisos, e os lugares tortos serão tornados retos, e a gloria do Senhor será revelada toda carne a vera junta. Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que retorno ao Sul. Com esta fé seremos capazes de talhar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé seremos capazes de transformar o discurso estridente de nossa nação em uma linda sinfonia de irmandade. Com esta fé seremos capazes de trabalhar juntos, rezar juntos, batalhar juntos, sabendo que seremos livres um dia . Este será o dia quando todas as crianças de Deus cantarão com um novo significado. "Minha pátria, em ti, doce terra da liberdade, para ti eu canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, de todas as encostas das montanhas, deixem a liberdade soar" 


Se quiser Leia em ingles aqui 

3 comentários:

  1. E hoje estamos sem lideres! Basta o homem ser bom, pregar a igualdade, a honra e a justiça; ser digno aplaudido para acabarem com ele. Mas os bandidos estão todos soltos por aí, passeando, gastando e matando. O mundo está chorando demais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Tais. Lembra o que fizeram com Jesus que só pregou Paz e Irmandade? Sera que o mundo tem realmente progredido nos utimos 2000 aos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Progredido?? Depende do sentido: progredimos em tecnologia, cultura, medicina, etc. Mas em matéria de sentimentos e crueldades...nada!! Continuamos bárbaros.

      Excluir