01 maio 2014

Arte pra que te quero...



Outro dia assisti  um filme já meio antigo com Jack Nicholson chamado “Lobo”. A certa altura o personagem diz que a arte esta morta. Talvez seja uma opinião equivocada mas faz sentido no contexto do filme.
Por outro lado, o conceito de arte tem sido um tanto deturpado nos últimos anos.
Se um picareta qualquer faz um monte de rabiscos coloridos em uma tela e da um nome pomposo como “janela do universo” por exemplo, imediatamente os basbaques de plantão passam a idolatrar a tal bobagem para se dizerem “antenados”. Como insetos sem cérebro talvez.
Tenho visto grafitis que deveriam estar em galerias de arte e também coisas em galerias que deveriam estar no lixo. Não me venham com aquela historia de liberdade de expressão e que “você não entende isso” – quando vejo uma coisa boa sei que é boa e quando vejo bobagem e porcaria também sei reconhecer isso. Concordo que sem liberdade de expressão não há democracia. É uma pena que alguns usem isso para vender suas bobagens.
Estava no Yahoo faz algum tempo a noticia de um bode que pinta quadros. O bicho foi treinado para segurar o pincel e rabiscar na tela. Sem duvida os quadros de tal artista alcançarão bom preço, e serão indistinguíveis de quadros pintados por certos humanos.
Dizem que em um evento tipo “Semana Arte Moderna” em New York há muitos anos atrás, quando pediram ao representante que apresentasse o artista ganhador do troféu “pintura do ano” – que não passava de um monte de rabiscos coloridos – o sujeito apresentou um chimpanzé.
Pergunto: qual a diferença entre o bode o chimpanzé e certos “artistas” modernos.
Acho que não existe arte moderna, arte antiga, arte disso e arte daquilo. Existe arte e Arte. Você vê a diferença?
O máximo foi uma notícia que li na web de que um “artista” (assim entre aspas mesmo) em Los Angeles cobriu cocô de cachorro com resina acrílica transparente e vendeu dezenas dessas obras de arte.
A noticia me fez lembrar a famosa frase de Albert Einstein:
”There are two unlimited things: the universe and human stupidity, but I’m not sure about the universe” – ou seja -
Ha duas coisas ilimitadas: o universo e a estupidez humana, mas não estou certo quanto ao universo”
Nota: quando o americano diz “stupid” ele quer dizer burro e não mal educado, certo?
Faço exceção de verdadeiros artistas como Salvador Dali, Picasso e outros monstros sagrados da Arte.
Não se ofenda com este post. Lembre-se da liberdade de expressão. Afinal se funciona para certos estúpidos porque não para nós que somos normais?
Leia também o texto abaixo, e divirta-se!


A Arte que vimos

4 comentários:

  1. OI, Sig, gostei de seu texto, sim, e lhe deixo o meu comentário completo.
    Só ressalvo que existe "Períodos, Escolas e Movimentos artísticos".
    Mas entendi o que você quis dizer. Por isso gostaria que você o lesse. Você não conhece esse meu blog, gostaria de sua visita! Você vai gostar.

    Um abraço!

    http://taislc.blogspot.com.br/2008/10/o-que-arte-afinal.html

    ResponderExcluir
  2. Sig, obrigada por ter ido, eu sabia que você iria gostar.

    A arte tem de ser uma manifestação democrática. Mas não é por ser democrática que pode exceder limites. E cabe aos que veem, compartilhar ou não. Podemos e devemos expressar - sem medo - nosso gosto, como fazemos na literatura, na música, em filmes, em peças de teatro e tantas outras manifestações. Por que é aceitável não gostar de uma obra literária ou de jazz, de música clássica... e o mesmo não se dá com a arte em si? Por que o 'não gostar' de alguma obra de arte ou de um Movimento torna-se quase uma agressão e gera discussões intermináveis? Há algo de errado. O que sinto e o que vejo é que jamais se chegará a uma unanimidade do que realmente possa ser considerado arte. Há uma paixão acima da razão. E são essas coisas que a própria razão desconhece.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tais. Falando em arte da uma olhada nisto
      http://www.grafikerler.org/portal/rob-gonnsalvesin-yanilsamali-cizimleri.html

      Excluir
    2. Maravilhoso, bota ilusionismo e perspectiva nisso!!!
      Abraços.

      Excluir