23 fevereiro 2014

Isso Faz Bem,Aquilo Faz Mal...



Há muita coisa que sabidamente fazem mal á saúde. Fumar, beber, irritar-se, ficar estressado e outros, é claro que são prejudiciais.
existem algumas contradições. Durante anos e anos ouvi falar que glúten era muito bom para o organismo por suas características químicas. Agora descobriram que se consumido diariamente ele pode irritar o trato digestivo e causar doenças. E aí? Alguém pode descomer o glúten que engoliu durante anos?

Um copo de vinho por dia faz bem, porque tem no corpo o mesmo efeito do iogurte. Outros dizem que qualquer gole de álcool é prejudicial. Comer e dormir em seguida prejudica e digestão, mas comer e sair andando faz mal (?????).
O vento agita e limpa o ar que respiramos, mas dizem que tomar vento da gripe (o que eu acho bobagem). Se você nunca se altera você é um banana, mas irritar-se da ulcera no estomago.
O que fazer diante de tantas informações desencontradas?
Acho que devemos procurar aquilo que nos faz bem e nos da satisfação, dentro dos parâmetros do bom senso é claro.
Conheci um velhinho que e morreu com 92 anos e desde os 14 tomava um copo de vinho no almoço todos os dias. Mas só um copo nunca mais que isso. É fato sabido que o vinho de boa qualidade tem no corpo o efeito dos iogurtes, mas sem exageros na dose.
Parece que tudo na vida é uma questão de bom senso e equilíbrio. Não podemos ir correndo comprar uma porcaria qualquer porque um tal doutor fajuto não sei das quantas apareceu na TV e disse que era ótimo. Por outro lado não podemos nos isolar do mundo.
Tudo é uma questão de bom senso.
Como dizem os Zen Budistas devemos procurar o caminho do meio, o meio termo em tudo que fazemos. Isso garante uma vida mais tranquila e livre de estresse.

3 comentários:

  1. "E aí? Alguém pode descomer o glúten que engoliu durante anos?"Que frase mais espirituosa rs, acho que ela resume e traça o caminho que possivelmente se pode seguir, nem tanto a deus, nem tanto ao diabo. Gosto do Budismo, existe muita verdade pratica, tipo, receita para se viver melhor, não ficando só no amor, sublime amor de Cristo, do qual sou seguidor. Gosto desta tua forma de ver e falar das coisas, to gostando bastante daqui. Vou continuar a nevegação poreste mares. Obrigado Sig.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Sig, tenho para mim não seguir muito regras, modismos. Há anos comer ovos dava força, engordava, era ótimo. Quando adulta, ovos ficou proibido como tantas outras coisas: chocolate, iogurte, açúcar, carne, massas, bolos. Lembro de um cardiologista que nos apresentou uma lista enorme do que não podíamos comer! Jamais acreditei, iria virar um fiapo. Então temos de pesar tudo: os alimentos e os profissionais - esses estou sempre de olho! Peso, observo e tiro minhas conclusões. E dou graças a Deus por ser assim, não embarco na primeira viajem, sempre fico com um pé atrás! E por falar em religião, que o amigo Jair falou... simpatizo um monte com o Budismo, uma filosofia de vida que muito me agrada.
    Ótimo assunto
    Abraços, amigo.

    ResponderExcluir