02 outubro 2013

Dia do Idoso



No dia 1 de outubro celebra-se o Dia do Idoso. Nesse dia, supostamente, se presta homenagem ás pessoas que chegaram ao mundo antes de nós e que portanto, nos prepararam o caminho.
Mas nem tudo é alegria e bons sentimentos. O que dizer dos idosos e idosas abandonados pela família em asilos que são verdadeiros depósitos de pessoas?
Como existem pessoas que chamam um aposentado por tempo de serviço de vagabundo porque ele, ou ela, não trabalha? Ora bolas! Eles já trabalharam durante 35 ou 40 anos antes de essa pessoa sequer pensar em que tipo de trabalho iria ganhar a vida.
Aprecio muito a cultura japonesa pelo seu respeito aos idosos. Há pouco tempo fui a uma consulta oftalmológica e vi entrar uma senhora japonesa que devia ter mais de 80 anos acompanhada por um jovem, provavelmente neto ou bisneto. O rapaz vestido á moda de hoje e com larga cabeleira, tratava a senhora com se ela fosse um bebe. Respeito e cuidado com quem permitiu que você existisse, para começo de conversa, ganhando uma nova oportunidade de aprendizado e progresso.
No Brasil ainda não atingimos esse grau de civilização, com pouquíssimas exceções. Tomo a liberdade de reproduzir algo que tirei do Face Book  que ilustra essa questão. O idoso, que pode estar ficando velho mas não é idiota. Vai do modo que veio.
 
Turma dos cabelos brancos.
Um jovem muito arrogante que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível alguém da velha geração entender a nova geração.
“Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo” - o estudante disse alto e claro para que todos ouvissem. “Nós jovens de hoje, crescemos com internet, celular, televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves já visitaram Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos, computadores com grande capacidade de processamento e...” – fez uma pausa para tomar outro gole de cerveja.
O senhor se aproveitou de intervalo do gole para interromper a ladainha do jovem dizendo:
- “Você esta certo filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens porque estávamos muito ocupados em inventa-las. E você, um bostinha arrogante dos dias de hoje, o que esta fazendo para a próxima geração?”
Foi aplaudido de pé.

2 comentários:

  1. Falando francamente, sou feliz por ter nascido noutra geração. Nasci numa época em que os brinquedos eram feitos para crianças brincarem; tive infância. Fui agraciada com um desenvolvimento saudável: infância, adolescência. E me criei respeitando os idosos. Sabendo de seus valores, nunca me passou pela cabeça em faltar-lhes com o respeito. Meus professores eram respeitados e tive toda a gama de valores à disposição. E tudo isso passei para meus filhos, hoje adultos.
    Mas essa geração deixará o quê? Tecnologia, penso. E só???

    Abraços, amigo Sig.

    ResponderExcluir
  2. Não trocaria minha geração por essa atual, de jeito nenhum. Mesmo sendo a geração de meus filhos. Eles têm outra visão das coisas, dos valores que nós tínhamos. Têm coisas muito boas, evoluíram em certos quesitos, mas involuíram noutros.

    Abraços!

    ResponderExcluir