14 março 2013

Finesse



Palavra que significa fineza, delicadeza, educação refinada.
Parece que o mundo, ou melhor, as pessoas que vivem nele, precisam de um pouco mais de Finesse. As pessoas estão cada vez mais egoístas e não se relacionam muito bem com a sociedade, ou seja, com os outros humanos.
É claro que há muita gente boa neste mundo mas parece que os que não são  tão bons estão aumentando em numero muito rapidamente.

Alguns dizem que é culpa de internet, que leva as pessoas a se isolarem e viver uma vida falsa nos sites de relacionamento. Mas antes da internet já havia muita gente falsa, desonesta e alienada, certo? Basta estudar um pouco os arquivos policiais para perceber isso.
A internet apenas expôs essas pessoas que antes ficavam ocultas. Isso pode ser positivo na medida em que permite localizar essas pessoas e evitá-las.
Os que se escondem atrás de uma tela para difamar, falar mal ou atrapalhar a vida alheia, não se iludam com a aparente “segurança”. Qualquer um pode ser rastreado e localizado.
Como professor, tenho lidado com todo tipo de pessoas. Muitos são boa gente outros nem tanto. O que aprendi é que, muitas vezes aquele que reclama das aulas esta atacando a escola e não a mim, pelo menos de modo geral. Há alunos que falam mal de tudo e de todos para justificar a própria incompetência em aprender. De qualquer modo não posso tomar isso como pessoal.
Aqui é que entra a Finesse de não se deixar abalar e tentar resolver o conflito da melhor forma possível.
Finesse evita aborrecimentos desnecessários e conflitos inúteis.
Finesse coloca você acima do berrador esperneante que esta á sua frente.
Finesse é a chave que abre portas.
Grosseria fecha portas na nossa cara e dificulta conseguirmos o que queremos e precisamos.
Só posso terminar dizendo que:
 Vamos tentar viver como pessoas de Finesse e viver melhor.
Ou pelo menos mais civilizadamente.
Como diz Gloria Kalil: “Só é chic quem é civilizado” .
E tem certa finesse, eu acrescentaria..

Nenhum comentário:

Postar um comentário