19 fevereiro 2013

Dois Acrobatas

Deixe-me primeiro contar uma historinha de Luis Fernando Verissimo:

Homem senta num bar ao lado de um velhinho que lhe parece familiar. O velhinho está um caco mas, mesmo assim, aquele bigodinho, aqueles olhos...
- Desculpe, mas você não é o Adolf Hitler?
- Sou.
- Pensei que você tivesse...
- Todo mundo pensou. Continuo vivo.
- Aposto que você vive cheio de remorso pelo que fez.
- Que foi que eu fiz?
- Mas como? E os seis milhões de judeus que mandou matar?
- Ach,eles. Já tinha me esquecido.
- Quer dizer que se fosse começar outra vez, hoje, você faria a mesma coisa?
- Não. Mandava matar seis milhões de judeus e dois acrobatas.
- Por que dois acrobatas?
- Viu como você esqueceu os judeus?
A tática, ajustada às devidas proporções, tem sido muito usada por aqui. Quando um assunto ameaça a se tornar um escândalo, ou quando um escândalo ameaça se tornar assunto, acrescente, rápido, dois acrobatas. Os acrobatas passam a ser o assunto.


,No rumoroso caso de assassinato de que é acusado Gil Rugai, em São Paulo, os acrobatas são substituidos pelo vigia que diz ter reconhecido o reu a noite e a uma distancia de mais de 80 metros. Isso virou ponto de discussão e emissoras de tv tem falado insistentemente no assunto. Uma emissora chegou e ir ate a guarita  do vigia  a noite para demonstrar por A + B que tal reconhecimento é impossivel. Mas o ponto de discussão permanece afastando a midia e a opinião publica do verdadeiro caso que é - ele matou ou não matou? o reu é culpado ou inocente?
É claro que os dois acrobatas não vão se sustentar por muito tempo mas vão dar aos advogados mais tempo para arquitetar melhor suas teses de ataque e defesa.

Afinal eles só tiveram nove anos para pensar no assunto. O lentidão da "justiça" é mais um ponto negativo nessa historia toda, e se for seguido o padrão habitual o culpado vai ser o vigia por ser o mais pobre e o menos culto dos envolvidos.
E o criminoso - caso o seja - não vai passar tempo algum na cadeia porque ja ficou preso alguns anos - parece que 3 ou 4 - e "sua divida com a sociedade" ja foi paga .
Acho que mais uma vez um amigo meu vai ter razão quando diz que "Justiça MESMO só de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário