18 janeiro 2013

Viagens de Gulliver


Escrito lá por 1715 esse livro é mais conhecido pela versão infantil, mas no original ele não tinha nada de infantil, pelo contrario, foi uma violenta critica contra o governo da época e a corrupção que grassava nas cortes (pensa que nós brasileiros inventamos isso?)
Em uma das viagens Gulliver vai parar na terra dos gigantes com pessoas de 20 metros de altura. Depois de muitas aventuras e de inúmeras entrevistas com o rei local (o gigante) Gulliver, que não sabia mentir tinha contado todo o esquema do poder na Inglaterra da época. O rei gigante fica escandalizado com aqueles costumes e no final do capitulo dá seu diagnostico:
 “Meu amiguinho, você deu uma visão geral muito admirável de seu país; provou claramente que a ignorância, a vadiagem e o vício são os ingredientes apropriados para qualificar um legislador; que as leis são mais bem explicadas, interpretadas e aplicadas por aqueles cujo interesse e habilidade estão em perverter, confundir e iludir. Observo entre vocês algumas linhas duma instituição que pode  ter sido tolerável, mas que esses defeitos apagaram em parte ... (depois de mais algumas observações o rei conclui)... posso apenas concluir que a maioria dos habitantes de seu pais seja a mais perniciosa raça de pequenos vermes odiosos que a natureza jamais deixou rastejar sobre a superfície da terra.


Tente imaginar agora, o impacto que isto teria causado na sociedade da época, e o pior de tudo, isto poderia ter sido escrito ontem e continuaria valendo.
Leia mais sobre o autor em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jonathan_Swift

2 comentários:

  1. Existe um apostilado que faz desse livro leitura obrigatória à crianças do 7º ano! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. "a ignorância, a vadiagem e o vício são os ingredientes apropriados para qualificar um legislador; que as leis são mais bem explicadas, interpretadas e aplicadas por aqueles cujo interesse e habilidade estão em perverter, confundir e iludir."

    Nada mais atual!!!Sem dúvidas uma leitura para gente grande!

    Muito bom Sig! Gostei da postagem, parabéns!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir