23 outubro 2012

Alienação, não!


Ser alienado (a) no sentido mais comum da palavra é viver uma ilusão aceitando-a como parte de sua realidade.
Antes de tudo devo dizer que não tenho nada contra esportes ou novelas de TV.
Os esportes são uma diversão na TV e uma paixão para muita gente.
As novelas de TV tem, no mínimo, o valor de dar trabalho a atores, atrizes, escritores e um batalhão de pessoal técnico. Isso quando são produzidas no Brasil, mas mesmo as importadas, ainda fornecem trabalho para dubladores e pessoal técnico.
Tá! Muito bom!
O que me incomoda, e acho que incomoda muita gente, é ver a alienação causada pelos esportes, especialmente o futebol, e as novelas de TV.
As pessoas ate mudam seus horários de trabalho e convivência familiar por causa dessas coisas. Falam dos resultados de jogos ou de atitudes de personagens como se suas vidas dependessem disso.
Olha pessoal.. diversão tudo bem, mas alienação não. Vamos curtir nossos jogos e novelas sabendo que é apenas um show na TV e nada mais. Nossa vida diária é mais importante que tudo aquilo, pois é da vida diária que obtemos nossa comida e nosso conforto. Nenhum jogador, cronista esportivo ou personagem de novela vai pagar nossas contas.
Não devemos permitir que coisas da TV afetem nosso pensamento ou comportamento. Nada é mais patético que pessoas que ficam imitando falas e trejeitos de personagens.
Eu já espero que algumas pessoas sejam mal criadas comigo por causa disto. Mas não faz mal. Elas são apenas vitimas do sistema.
Divertir-se sim! Alienar-se nunca!

Um comentário:

  1. Oi, Sig, assino embaixo de seu texto. Penso ser a única pessoa do mundo que não se interessa por novelas e nem por esporte. Principalmente futebol, onde gera muita violência, uma paixão sem limites. Se ficasse só na diversão, ainda vá, mas quando chega ás raias de ferir, e outras coisas descabidas como ofensas etc. não vejo. Me afastei de tudo isso. Tratando-se de novelas, é uma demonstração de alienação e uma escola para a violência. Ou fica no campo das futilidades, apenas.

    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir