14 novembro 2011

Papai Noel Existiu?



Ao longo de gerações todo ano aparece a figura de Papai Noel na época de Natal. Será que ele existiu ou é apenas uma lenda?
De acordo com a História essa simpática figura foi inspirada em um bispo que realmente existiu.
Nascido em Patras – Grécia – no século 3, ele doou todos os seus bens quando seus pais morreram e optou pela vida religiosa.Com 19 anos ele foi ordenado sacerdote e logo se tornou arcebispo de Mira.
Na cidade natal dele moravam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai delas decidiu vende-las ao atingirem 18 anos. Quando a primeira ia ser vendida Nicolau (esse era o nome dele) soube do fato e, em segredo, jogou uma bolsa cheia de moedas de ouro pela janela da casa. O dinheiro caiu dentro de uma meia que estava pendurada na lareira para secar. A mesma coisa aconteceu com a segunda moça. O pai permaneceu escondido a noite toda na vez da terceira para descobrir o que estava acontecendo. Então ele reconheceu Nicolau e contou sua generosidade para todo mundo.
Nicolau foi considerado santo pela Igreja Católica (em português ele é São Nicolau).
As pessoas começaram a atribuir a ele todo tipo de milagres.
Em meados do século 13 a comemoração do Dia de São Nicolau passou da primavera para o dia 6 de dezembro. Na época da Contra Reforma a igreja católica propôs que São Nicolau passasse a entregar presentes no dia 25 de dezembro.
Durante o século 19 o personagem foi representado da várias maneiras, com diversas aparências.
A figura atual de Papai Noel nasceu de um anuncio da Coca Cola de 1931. A empresa encomendou ao artista Habdon Sundblom uma figura que tornasse a figura mais próxima do povo. O artista inspirou-se em um vendedor aposentado e criou a aparência que permanece ate hoje.
Feliz Natal ! HO...HO...HO
Voce pode achar este texto em ingles/portugues em
Steacher/Christmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário